História de São José

Imagem de São JoséSão José é o padroeiro da Igreja Universal, o advogado dos lares cristãos e o  modelo dos operários. Assim como Abraão e os patriarcas, José aguardava anciosamente o cumprimento das promessas de Deus. Deus, entretanto, realiza suas promessas provando-o na fé. Com efeito, São José está comprometido com Maria, que fica grávida de um filho que não é dele. Não entende o que se passa. Vacila. Fica confuso e agoniado, mas acolhe a Palavra que lhe ordena tomar Maria como esposa e acolher o Menino que vai nascer.

O próprio nascimento de Jesus não pode ser programado. O menino nasce em um estábulo, em meio a animais, à margem da sociedade. Os que vem prestar-lhe culto é gente estranha, moradores for a das fronteiras de seu país.

Não bastasse isso, Jesus é ameaçado de morte. José é obrigado a deixar a terra natal e fugir para o Egito.

No Egito, luta arduamente para sobreviver numa terra estrangeira na clandestinidade. Aguarda o momento do regresso, quando a vida de Jesus não mais estiver ameaçada. Todavia, a vida do Messias estará sempre ameaçada durante todos os seus dias, até sua morte, e continua ameaçada ainda hoje, nas pessoas daqueles que lutam pela implantação do Reino na face da Terra.

  • Sincretismo de São José: Não há
  • Devoção de São José: Para quem está em busca de um emprego.
  • Data Comemorativa: 19 de Março.

Comente!