História da Santa Ana

Imagem da Santa Ana Na Sagrada Escritura conta-se que a mãe de Samuel, Ana, na aflição da esterelidade que lhe tirava o privilégio da maternidade, dirigiu-se com fervorosa oração ao Senhor e fez promessa de consagrar ao serviço de Deus o futuro filho. Obtida a graça, após ter dado à luz o pequeno Samuel, levou-o a Silo, onde estava guardada a arca da aliança e o confiou ao sacerdote Eli, após tê-lo oferecido ao Senhor. Tomando isso como ponto de partida o Proto-evangelho de Tiago, apócrifo do século segundo, traça a história de Joaquim e Ana, pais da Bem-aventurada Virgem Maria. A piedosa esposa de Joaquim, após longa esterelidade obteve do Senhor o nascimento de Maria, que aos três anos levou ao Templo, deixando-a ao serviço divino, cumprindo o voto feito.

O fundamento histórico provável, embora na discordante literatura apócrifa, é de algum modo revestido de elementos secundários, copiados da história da mãe de Samuel. Faltando no Evangelho qualquer menção dos pais de Nossa Senhora, não há outra fonte senão os apócrifos, nos quais não é impossivel encontrar, entre os predominantes elementos fantásticos, alguma informação autêntica, recolhida por antigas tradições orais. O culto para com os santos pais da Bem-aventurada Virgem é muito antigo, sobre os gregos sobretudo. No Oriente venerava-se santa Ana no século VI, e tal devoção estendeu-se lentamente por todo o Ocidente a partir do século X até atingir o seu máximo desenvolvimento no século XV. Em 1584 foi instituida a festividade de santa Ana, enquanto são Joaquim era deixado discretamente de lado, talvez pela própria discordância sobre o seu nome que se revela em outros escritos apócrifos, posteriores ao Proto-evangelho de Tiago.

Além do nome de Joaquim, ao pai da Virgem Santíssima é dado o nome de Cléofas, de Sadoc e de Eli. Os dois santos eram comemorados separadamente: santa Ana a 25 de Julho pelos gregos e no dia seguinte pelos latinos. Em 1584 também são Joaquim achou espaço no calendário litúrgico, primeiro a 20 de março, para passar ao domingo da oitava Assunção em 1738, em seguida a 16 de agosto em 1913 e depois reunir-se com a santa esposa no novo calendário litúrgico, no dia 26 de julho. “Pelos frutos conhecereis a árvore,” disse Jesus no Evangelho. Nós conhecemos a flor e o fruto suavíssimo vindo da velha planta: A Virgem Imaculada, isenta do pecado de origem desde o primeiro instante de sua concepção, por um privilégio único, para ser depois o tabernáculo vivo do Deus feito homem. Pela santidade do fruto, Maria, deduzimos a santidade dos pais, Ana e Joaquim.

  • Sincretismo da Santa Ana: Nãnã
  • Devoção da Santa Ana: Padroeira dos avós.
  • Data Comemorativa: 26 de Julho.

67 respostas para “História da Santa Ana”

  1. Fico muito surpreendida ao ver tantas agressões ! Tristemente surpreendida, claro, pois esta divisão tão absurda entre ” quem é de Deus e quem não é ” é a tal coisa que tem levado as mentes doentias a matarem tanto em nome de DEUS !
    Total absurdo, todos e tudo somos filhos de DEUS, todos criados pelo mesmo Criador.
    Vim à procura de Sant´Ana e, graças a Deus a encontrei, a imagem, para horror de alguns meio tontos …. Mamãe a amava e eu também a amo !
    E peço a Deus que ela sempre nos proteja ! Parabéns às vovós e vovôs !

    Responder

  2. BENDITO SEJA AQUELA QUE CONCEBEU MARIA, RESPONSAVEL POR NOS DAR UM IRMÃO TÃO MARAVILHOSO… JESUS.
    ACREDITO EM SUA SANTIDADE E QUE ONDE ESTIVER ABENÇOE TODOS NÓS.

    Responder

  3. Peço humildemente a tua proteção SANTA ANA pela Gravidez da minha Sobrinha TATIANE S. MSTEUS XAVIER na sua gravidez. fica com ela todo instante

    Responder

  4. Sou casada, quero muito engravidar, infelizmente, tento ha mais de 5 anos e ainda não consegui. Tenho ovário policístico, o que dificulta, mas não torna impossível a fecundação, pois pra Deus não existe impossível. Tem mais ou menos 15 dias que venho procurando uma oração de Santa Ana pra pedir intercessão, pois creio muito em seu poder. Ontem à noite, me deu uma grande vontada de orar a São Bento (Oração muito forte contra os inimigos espirituais)como não sei a oração de cor, liguei o computador onde está salva e mais uma vez, senti em meu coração o Desejo de buscar a oração de Santa Ana. Como não achei nada, fui deitar e, mais ou menos meia hora depois, minha prima me ligou, falando de uma simpatia que deveria ser feita a São Cosme e Damião. Deve-se comprar um par de sapatinhos, colocar balas doces dentro dele, amarrar, colocar em um jardim florido e sem espinhos, prometendo voltar e colocar o outro sapatinho tambe´m cheio de balinhas quando engravidar.Deve se fazer ate o dia 30 desse mes. Acredito que seja um sinal, já que quase nunca falo com essa prima e justamente nesse momento em que eu buscava uma oração por volta das 22horas, chegar alguem em sua casa que ensinasse essa simpatia. Bem,vou fazer, me ajudem, com pensamentos positivos, irmãozinhos! Assim que a benção for derramada, volto e relato aqui. quem quiser tentar, me avise quando conseguir.

    Fiquem com Deus!

    Responder

  5. Oi meu nome é Ana preciso desabafar eu não estava indo a igreja um dia tive um sonho cuja eu estava gravida e eu dava um nome ao meu filho cujo nuca avia pensado em dar ou me interessado se eu ja tinha escutado nem liguei des de novinha ainda sou nova mas sempre tive o sonho de ser mae ja tentei mas axo que ainda ñ é a hora acontesseu coisas horriveis comigo na minha vida ai resolvi procurar Deus novamente fui a Igreja e depois que voutei pra casa resolvi conversar com Deus em meu quarto e peguei a Biblia e abri no nome que sonhei comessei a ler e chorei muito pois o nome que sonhei era Samuel e sim ce eu tiver um menino vai ser Samuel pois sonhei e axo que Deus me deu esse presente…

    Responder

  6. meus irmão para mir uma das palaras mais bonitas é ser irmão pois ser irmão é ter comprieção respeita o direito de ver e entende deteminados asuntos pois vejó um pequeno choque de comprieção entre vóz deus é a bondade a caridade mais tambe deus é a justiça pois é justo e pefeito deus é a luz a nós iluminar a nós guia deus é a paz a nós acalma a nós harmoniza pois a paz é feita mediante o comprimento das leus de nosso pai deus é o sagrado amor pois ele nós encina atraves de sua crusificação dizendo o pai perdoais pois eles não sabe o que faz, o divino mestre jesus nós encinor tambem dizendo amai ums aos outros tanto quantos eu vós amem, jesus dise onde estiveres trez ou mais reunido em meu nome alim estarei jesus meus irmãos não é propiedade particula de placa de igreja portanto devemos respeita todos os seres que estivero neste planeta profetizando e preganto a palavra de deus nosso pai para mir a virgem maria não é uma mulher quanque pois entre todas as mulheres é ela a escolhida pois se deus é a pureza e jesus é deus ele não podia abita no meio das sujeiras tinha que nasce de um ventre puro por tanto ana e são joaquim pais da virgem maria tivero um lar de pefeição com paiz e comprieção e forom agraciando pelo divino espirito santo maria e de maria veio jesus o mestre em forma de luz.

    Responder

  7. eu credito em santa ana ela mideu a luz ela e muito bom sepre tem ela como minha mae poriso eu acredito dela eu reso para ela toda hora qui eu fo dormir

    Responder

  8. Só pra lembrar, santa Ana não é Nossa Senhora. Santana é a mãe de Nossa Senhora. Por isso, não devmos chamá-la de Nossa Senhora Santana. OBG. Deus abençõe!!! shalom!!

    Responder

  9. Dom da gravidez
    quero muito ser mãe quero muito ser mãe quero muito ser mãe quero muito ser mãe quero muito ser mãe Nossa Senhora e Santo Expedito ao de me ajudar quero engravidar quero engravidar quero engravidar eu quero engravidar eu qro engravidar Oração Pela Graça da Paternidade e da Maternidade através de Maria. Mãe da Vida, Mãe da Luz que a todos conduz. Mãe dos homens, Senhora da Natividade fazei propícia minha oração a Vosso Filho e Senhor Nosso Jesus Cristo. Intercedei ó Boa Mãe por nós que pedimos a Deus pela graça da paternidade e da maternidade. Reconhecemos Senhor que só Tu és doador da vida, pois é o Senhor dela e pedimos que em sua infinita bondade tome nossos corpos, homem e mulher, como instrumentos da multiplicação da vida sobre a Terra. Senhor, tu dissestes: “Crescei e multiplicai-vos”. Concedi-nos Senhor sermos dignos da vossa palavra e que ela se cumpra entre nós. Amém! Repita esta frase e veja como Deus se move: “Senhor, eu te amo e necessito de Ti. Estás no meu coração. Abençoa a minha família, a minha casa, as minhas finanças, a minha vontade louca de ser mamãe, o meu trabalho e meus amigos em nome de Jesus, Amém.” Publique esta oração e receberás um milagre.

    Responder

    MIRIAN Reply:

    sinto uma grande vontade de ser mãe e não consigo, ajudem – me nossa senhora e santa anna com sua poderosa intercessão

    Responder

  10. ola a todos que estao olhando ou pasando olhar. eu li algumas mensagens e observe o comentario de pessoas que nao acreditao na verdadeira e unicasalvacao que e a santa igreja catolica , primeiramente nos(catolicos) nao adoramos imagens nem estatuas, se voces(protestantes) estao dizendo isso e pq vs e que estao adorandonao nos. em segundo lugar como e que eu sou espirita e sou ”fa” de tal santo! sou paroco da paroquia de satuba em alagoas a 35 anos devemos respeitar a nossa religiao e a das outras pessoas e nao ”esculachar” as igrejas que possamos ser fiel ao nosso deus verdadeiro e santo e que a pessoa que colocou essa mensagem possa dar exemplo as outras e seguir seu caminho. e que outras pessoas se toque que por essa atitude nao alcancarao vida eterna em deus filho nossa salvacao. aqui deixo meu racado,meu conselho. PAROCO CONEGO EDUARDO LINS DE SOUSA NETO PAROQUIA SANTA ANA PATRONA SATUBA–AL.

    Responder

  11. na minha grande afliçao idosa viuva e cansada pedi a Jesus que me levasse para junto dele, e, adormeci foi quando apareceu para mim a Senhora Santana e me acariando me trouxe a Paz para o espirito e o corpo.Acordei com esse nome nos labios, e, procurei saber quem era e para minha surpresa ele e a avo de Jesus. Tenho certeza que Jesus me entregou aos seus cuidados e eu serei feliz daqui para frente pois ainda tenho uma missao.Eu crio minha neta desde que nasceu hoje com 12 anos de idade.Obrigada meu Mestre Jesus e de agora em diante a Senhora Santana.

    Responder

  12. Já é a segunda vez que vejo estes tipos de conversas sobre imagens,
    as vez fico me perguntando sera, que Deus está satisfeito com tudo isso,porque no meu modo de pensar isto tudo esta ,parecendo mais que um debate cada um querendo se desfazer de cada um de seus irmãos eu falo por mim não quero que ninguém ache que estou querendo ser mais que os outros apenas estou dizendo que penso disto tudo. Como Deus iria ficar feliz se todos fossem irmãos de verdade e não irmãos só da boca para fora para agradar um ao outro.Porque primeiro temos que agradar a Deus nosso criador.

    Responder

Comente!