História da Nossa Senhora Desatadora dos Nós

Imagem da Nossa Senhora Desatadora dos Nós Nossa Senhora Desatadora dos Nós é apenas um entre os 2.000 títulos de Maria. Ela nasceu na Alemanha, em 1700, como Maria Knotenlöserin (do alemão knot, “nó”, e löser, “desatar”). Na época, o presbítero da capela de St. Peter Am Perlach, na cidade de Augsburg, encomendou ao pintor Johann Schmittdner um quadro de Nossa Senhora. Para compor o painel foi buscar inspiração nos dizeres de Santo Irineu, Bispo de Lyon, no Século III: “Eva atou o nó da desgraça para o gênero humano; Maria por sua obediência o desatou”.

Maria é representada como a Imaculada Conceição e encontra-se entre o céu e a terra. O Espírito Santo derrama sua luzes sobre a Virgem. Em sua cabeça vemos 12 estrelas. Um dos anjos entrega-lhe uma faixa com nós grandes e pequenos, separados e juntos. Estes nós simbolizam o pecado original e nossos pecados cotidianos, que impedem de a graça frutificar em nossas vidas. Na parte inferior do quadro vemos que a faixa cai livremente e que um nó está desatado. Há um anjo, um homem e um cachorro que dirigem-se à uma igreja. Parece ser uma referência ao livro de Tobias (6,13) onde este empreende uma longa e penosa viagem quando conhece Sara que já casara sete vezes e que na noite de núpcias seus maridos morriam devido a um demônio que dela se enamorara. Tobias casa-se com ela e volta à casa de seu pai. Isto significa que há de se desatar primeiro os nós para que dois corações venham se encontrar.

Assim, Nossa Senhora Desatadora dos Nós é invocada como aquela que nos ajuda a tirar todos os males de aflições que nos escravizam e nos tornam infelizes e pessimistas, dando-nos a verdadeira liberdade que só seu Filho Nosso Senhor Jesus Cristo pode nos dar.

A pintura não demorou a se tornar objeto de culto dentro dos limites de Augsburg e depois se espalhando pelo mundo.

Uma cópia desta pintura é venerada em Buenos Aires, Argentina, para onde foi levada pelo bispo Dom Bergoglio. Maria é representada como a Imaculada Conceição.

  • Sincretismo da N. Sra. Desatadora dos Nós: Não há.
  • Devoção da N. Sra. Desatadora dos Nós: Invocada em casos de desespero e necessidades (saúde, emprego, Reconciliação conjugal, dívidas, ETC).
  • Data Comemorativa: 15 de Agosto.

322 respostas para “História da Nossa Senhora Desatadora dos Nós”

  1. Peço a nossa senhora desatadora que desate todos os nos da minha vida espiritual, afetiva, financeira, saúde, profissional, familiar, justiça. Em especial peço uma atenção voltada pra, minha vida amorosa onde estou passando por muita luta, desata esse no, clareia as idéias, tira a dúvida do mecoração e do dele, sem tivermos que ficar separados conforte nossos corações mas sem há algum impedimento em nome do senhor Jesus peço para desatar esse no.

    Responder

  2. Nossa Senhora Desatadora dos Nós me ajudou assim que comecei a pedir auxílio, foi incrível! E ela segue me dando suporte e força! Ao rezar, sinto que o dia-a-dia fica muito melhor e as coisas mais leves para mim, ela é uma mãe que sempre está ao nosso lado! Muito obrigada por isso!!

    Responder

  3. Ela é tudo depois de Deus em minha vida, ela sempre está comigo onde eu e todos estiver-mos.

    Responder

  4. Comecei minha novena ontem, dia 25.06.2012, com muita fé em Nossa Senhora Desatadora dos nós de nossa vidas. Meu marido está desempregado a 10 meses e esta desesperado com muitas dívidas, ele fez uma entrevista ontem e está com muita esperança de ser chamado para este emprego, mesmo que tudo pareça difícil por causa de sua idade, ele está com 57 anos, mas eu creio, eu coloquei este nó nas mãos divinas de Maria, e creio que ela irá desata-lo para honra e gloria de Jesus, Muito em breve eu irei novamente escrever para dar meu testemunho de glória pela graça alcançada. Muito obrigado, Mãe Querida.

    Responder

  5. Venho pedir que Nossa Senhora desate todos os nós existentes em minha vida, e que me conceda a graça de restaurar minha família e meu casamento. Tenho muita fé e sei que Ela não desampara ums filha pecadora. Estou por demais arrependida e Nossa Senhora sabe disso. Me ajude Nossa Senhora.

    Responder

  6. Peço a graça a nossa senhora desatadora de nos, para desatar os nos da minha vida e do meu namorado.Ele esta muito triste por coisas que fiz no decorrer do nosso namoro. Peço Perdao a deus e a nossa senhora desatadora que desate os nos, que estao entre nos.
    Obrigada,

    Responder

  7. Peço a Nossa Senhora Desatadora de Nos que desate todos os nós que atrapalham minha vida, sinto uma dor muito forme em minhas costas e pedi humildemente que me cura, já estou me sintindo muito bem, obrigado nossa senhora.

    Responder

  8. Pedi a Nossa Senhora Desatadora dos Nos que desatasse o nó que havia no casamento dos meus pais. Hoje eles estão juntos e tentando reconstruir a vida com amor. Agradeço a Maezinha pela graça alcançada e pesso que continue a interceder pelos meus pais.

    Responder

  9. Nossa Senhora desatadora de nós, eu lhe agradeço o Emprego que consegui. Sem sua ajuda sagrada eu não conseguiria desatar este nó que há uns dois anos me assombrava. Obrigada minha Santa Mãe por tudo e principalmente por ter tido a bênção de lhe conhecer. Bj minha mãezinha. Obrigada.

    Responder

  10. Nossa Senhora Desatadora de Nós me ajudou por várias vezes quando precisei em meu emprego e tambem a meu filho na escola.Sempre visualizava ela desatando os nós que impediam de alcançar as graças. Agradeço a Nossa Senhora
    e digo que tenham muita fé e peço pela vida conjugal de minha irmã.

    Responder

  11. fui na igreja umas vezes , moro muito longe , mas recebi grças muitas gracas e nós desatados, obrigado maria desatadora dos nós, amém

    Responder

  12. Estou fazendo a novena do famoso Padre João Bacmann, aqui da cidade de Blumenau-SC, são nove nós desatados, 01 em cada missa, já estou no 04º nó e já tenho alcançado infinitas graças, e tenho fé. Logo nossa querida mãezinha vai atender a todas as minhas preces. A missa é simplesmente linda, dá para sentir a presença de Deus entre nós.

    Responder

  13. Obrigada Nossa Senhora, por nunca ter me desamparado! Me perdoe a falta de fé em muitos momentos, apesar da Senhora ter me mostrado em muitas ocasiões, que nunca me desamparou. Obrigada minha Mãe, por tudo!

    Responder

  14. Peço em nome de Jesus que Nossa Senhora Desatadora dos Nos desate todos os nos da minha Mãe que se encontra com encefalopatía hepática .Agradeço sua ajuda e tenho fé que meu pedido será atendido.Amém.

    Responder

    maria Regina Pereira Reply:

    Nossa Senhora desata o no da minha vida amorosa,une-nos e fortifica meu casamento.

    Responder

  15. Nossa Senhora Desatadora de Nós, sou servidor do Ministério Público Federal e amargamos mais de 10 anos sem qualquer reajuste. Nossos salários são os mesmos de 10 anos atrás. Nesse meio tempo, veio a inflação que vem comendo o nosso poder aquisitivo. Como se não bastasse, o Congresso Nacional resolveu proceder à votação justamente nesse momento que a Presidenta e sua equipe econômica sustenta não haver condições de haver aumento de despesa, o que vem causando severa angústia e aflição a mim e a todos os meus colegas e nossas famílias. Para piorar a situação, o governo apresentou um segundo projeto que se diz “alternativo”, mas que não representa qualquer ganho para a nossa categoria, pois nesse aludido reajuste traz embutido um outro percentual que temos direito a ser pago administrativamente e a Justiça Federal já vem recebendo. Assim, peço para a Nossa Senhora Desatadora de Nós que ilumine o Congresso Nacional para aprovar o nosso projeto de lei original (sem o substitutivo dos 41%), que a Presidenta o sancione e a administração efetivamente pague, desatando os nós da tão sonhada valorização da nossa carreira. Muito obrigado. Sidney.

    Responder

Comente!