História da Menina Izildinha

Menina Izildinha Maria Izilda de Castro Ribeiro morreu de leucemia em 1911, com 13 anos de idade, na cidade portuguesa de Guimarães. O mito começou a consolidar-se em 1950, quando um dos irmãos de Izildinha, Constantino de Castro Ribeiro, resolveu vir para o Brasil. Na mudança, trouxe o corpo de sua irmã. A exumação produziu espanto. Conta a lenda que, quase 40 anos depois da morte, o corpo de Izildinha estava intacto, coberto de flores ainda viçosas.

Ao chegar no Brasil, ele se instalou na cidade de São Paulo, onde o culto teve início. O túmulo tornou-se ponto de peregrinação e centenas de graças lhe foram atribuídas. Constantino, era o irmão da “santa”, e obteve muito lucro com a veneração. Em 1958, já se tornara um negociante, com título de comendador. Apartir daí resolveu transferir Izildinha para Monte Alto. Planejava abrir nesta cidade uma indústria de alimentos. A cidade recebeu-o com entusiasmo. Com o dinheiro arrecadado no lugar, ergueu-se um mausoléu. A comunidade portuguesa da região foi além: doou a Constantino terrenos para sua indústria. O culto a Izildinha se expandiu.

Na década de 60, o mito tornou-se alvo de disputa judicial. Depois de se desfazer da fábrica em Monte Alto, Constantino tentou remover a santinha da cidade. Queria trazê-la de volta para São Paulo. O impasse foi resolvido em 6 de maio de 1964, pelo Tribunal de Alçada. O corpo foi incorporado ao patrimônio de Monte Alto. Magoado, o comendador nunca mais voltou à cidade. Ele está enterrado no cemitério São Paulo, no jazigo que mandara construir especialmente para a irmã famosa.

Izildinha não é reconhecida pela Igreja, nem os devotos parecem preocupados com isso. O mausoléu não atrai as multidões dos anos 60, mas ainda fica repleto em meados de junho, quando se comemora o aniversário da menina. Os restos mortais repousam num caixão de chumbo e não podem ser admirados. Mas a lenda do corpo intacto resiste. Luís Antônio Guimarães, ex-administrador do mausoléu, conta que abriu o caixão há dez anos para executar alguns reparos. “O corpo continua lá, perfeito”, garante, com olhos de assombro.

  • Sincretismo da Menina Izildinha: Não há.
  • Devoção da Menina Izildinha: Culto Popular.
  • Data Comemorativa: 3 de Setembro.

116 respostas para “História da Menina Izildinha”

  1. Honra e glória a Deus, por seus servos que fielmente o serviram em vida e continuam a proclamar honras e Glórias ao Senhor através de intercessões junto a o Senhor das Misericórdias! Canonizados, beatos, ou santinhos do nosso povo tão sofrido! Deus seja louvado e Glorificado agora e para sempre! AMEM

    Responder

  2. Querida izildinha tu sabes do meu imenso sofrimento e suplico a ti pois já pedi tanto a tantas pessoas e coisas para ser atendido e tu sabes o que é! E
    Preciso sobreviver e viver dignamente ! Ouve-me pois vc atendeu tanta gente atenda e ouça-me tb por amor de Deus

    Responder

  3. Gostaria que alguém me mandasse santinho com oração de Santa Izildinha.Tenho vontade de um dia poder conhecer monte alto.Moro em Estrema Rondonia.

    Responder

    fatima gonçalves Reply:

    gostaria de receber o santinho com oraçoes da menina Izildinha. E a primeira oportunidade vou visitar o tumulo.

    Responder

  4. como faço para compra o quadro da santa izildinha,minha mae quer ela de qualquer jeito procuro e nao acho,so se for por encomenda mim ajude pra mim da de presente pra minha mae?

    Responder

  5. o nome da minha mae é zilda ela é devota a muitos anosmim ajude e mim
    e mim responda por favor
    obrigada

    Responder

  6. \recebi o nome da Izildinha gracas uma graca alcancada por minha mae, que teve problemas para minha amamentacao.
    Como ele pediu a Sta Izildinha e tudo se resolveu, homenageou batizando-me,
    Gosto muito deste nome e, compartilho a fe e carinho com todas as Izildinhas.
    Gostaria de saber como faco para conseguir uma medalhinha da Santinha pois em papel e imagem eu ja tenho.

    bjs a todas.

    Responder

  7. Quando crianca morei em monte alto, lembro que certa vez um tio meu (que hoje ja e falecido) estava com uma ferida no braco muito infeccionada, ja tinha passado por medicos, usado remedios e aquilo nao se curava, entao em uma visita a casa de meus pais, ele passou pelo mausoleu da Menina Izildinha e esfregou a agua que pingava do teto naquela ferida, foi um milagre, dentro de poucos dias aquele ferimento se curou.
    Gracas e louvores a Santa Izildinha.

    Responder

  8. Que maravilha…. tenho uma prima de nome Izilda, em homenagem a essa santinha. Minha mãe contava que o parto de minha tia foi muito difícil, quase que morrem mãe e bebê, deixando 4 outros filhos por criar. Ela ia se chamar Isabel ou Luiz (naquele tempo não tinha ultrassom!), mas a parteira sussurrava “Santa Izildinha, ajuda-me” o tempo todo, então minha tia quis saber sobre essa santinha e resolveu dar esse nome à menina, que cresceu forte e hoje tem 56 anos…

    Responder

  9. Minha querida menina izildinha o anjo.do.senhor interceda pelo.meu pedido tenho fe q vai dar tudo certo .!amem

    Responder

  10. Oi,sou Zeneide,gostaria muito que alguém por gentileza me enviasse oração,imagem ou medalhinha de Santa Izildinha. Peço por favor a quem tiver me mande um E-mail. Agradeço a gentileza.

    Responder

  11. Eu quero um oração o Fernando fica bom ele entendo por favor farsa que ele fique bom da maria izildinha

    Responder

Comente!