Batismo de Jesus por João Batista

O batismo de Jesus por São João Batista, o que representa o batismo, a proclamação do Reino e as obras do Messias.

João Batista anuncia a proximidade do Reino

1 Naqueles dias, apresentou-se João Batista, no deserto da Judéia, proclamando: 2 “Convertei-vos, pois o Reino dos Céus está próximo”. 3 É dele que falou o profeta Isaías:
“Voz de quem clama no deserto:Preparai o caminho do Senhor,endireitai as veredas para ele”.

4 A veste de João era feita de pêlos de camelo, e ele usava um cinto de couro à cintura; o seu alimento era gafanhotos e mel silvestre. 5 Então Jerusalém, toda a Judéia e toda a região do Jordão saíam à sua procura 6 e, confessando os seus pecados, eram por ele batizados no rio Jordão.

7 Quando viu que muitos dentre os fariseus e os saduceus vinham para o batismo, João lhes disse: “Víboras que sois, quem vos ensinou a fugir da ira que está para chegar? 8 Produzi fruto que mostre vossa conversão. 9 Não penseis que basta dizer: “Nosso pai é Abraão”, pois eu vos digo: destas pedras Deus pode suscitar filhos para Abraão. 10 O machado já está posto à raiz das árvores. Toda árvore que não der bom fruto será cortada e jogada ao fogo. 11 Eu vos batizo com água, para a conversão. Mas aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu. Eu não sou digno nem de levar suas sandálias. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. 12 Ele traz a pá em sua mão e vai limpar sua eira: o trigo, ele o guardará no celeiro, mas a palha, ele a queimará num fogo que não se apaga”.

O batismo de Jesus por João

13 Então, Jesus veio da Galiléia para o rio Jordão, até junto de João, para ser batizado por ele. 14 Mas João queria impedi-lo,?dizendo: “Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?” 15 Jesus, porém, respondeu-lhe: “Por ora, deixa, é assim que de­vemos cumprir toda a justiça!” E João deixou. 16 De­pois de ser batizado, Jesus saiu lo­go da água, e o céu se abriu. E ele viu o Es­pí­rito de Deus descer, como uma pomba, e vir sobre ele. 17 E do céu veio uma voz que dizia: “Este é o meu Filho amado; nele está o meu agrado”.

A tentação no deserto

1 Jesus foi conduzido ao deserto pelo Espírito, para ser posto à prova pelo diabo­. 2 Ele jejuou durante quarenta dias e quarenta noites. Depois, teve fome. 3 O tentador aproximou-se e disse-lhe: “Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães!” 4 Ele respondeu: “Está escrito:
‘Não se vive somente de pão, mas de toda palavra que sai da boca de Deus’”.
5 Então, o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o no ponto mais alto do templo 6 e disse-lhe: “Se és Filho de Deus, joga-te daqui abaixo! Pois está escrito:
‘Ele dará ordens a seus anjos a teu respeito, e eles te carregarão nas mãos, para que não tropeces em alguma pedra’”.
7 Jesus lhe respondeu : “Também está escrito: ‘Não porás à prova o Senhor teu Deus’!”

8 O diabo o levou ainda para uma montanha muito alta. Mostrou-lhe todos os reinos do mundo e sua riqueza, 9 e lhe disse: “Eu te darei tudo isso, se caíres de joelhos para me adorar”. 10 Jesus lhe disse: “Vai embora, Satanás, pois está escrito:
‘Adorarás o Senhor, teu Deus, e só a ele prestarás culto’”.
11 Por fim, o diabo o deixou, e os anjos se aproximaram para servi-lo.

Pregação inicial de Jesus na Galiléia

12 Quando soube que João tinha sido preso, Jesus retirou-se para a Galiléia. 13 Deixou Nazaré e foi morar em Cafarnaum, às margens do mar da Galiléia, 14 no território de Zabulon e de Neftali, para cumprir-se o que foi dito pelo profeta Isaías:

15 “Terra de Zabulon, terra de Neftali, caminho do mar, região além do Jordão, Galiléia, entregue às nações pagãs! 16 O povo que estava nas trevas viu uma grande luz,para os habitantes da região sombria da morte uma luz surgiu”.
17 A partir de então, Jesus começou a anunciar: “Convertei-vos, pois o Reino dos Céus está próximo”.

Vocação dos primeiros discípulos

18 Caminhando à beira do mar da Galiléia, Jesus viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam jogando as redes ao mar, pois eram pescadores. 19 Jesus disse-lhes: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. 20 Eles, imediatamente, deixaram as redes e o seguiram. 21 Prosseguindo adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam no barco, com seu pai Zebedeu, consertando as redes. Ele os chamou. 22 Deixando imediatamente o barco e o pai, eles o seguiram.

Ensino e curas pela Galiléia

23 Jesus percorria toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas deles, anunciando a Boa-Nova do Reino e curando toda espécie de doença e enfermidade do povo. 24 Sua fama também se espalhou por toda a Síria. Levaram-lhe todos os doentes, sofrendo de diversas enfermidades e tormentos: possessos, epiléticos e paralíticos. E ele os curava. 25 Grandes mul­tidões o acompanhavam, vindas da Galiléia, da Decápole, de Jerusalém, da Judéia e da região do outro lado do Jordão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *