História de Frei Damião

Imagem de Frei Damião Frei Damião, nasceu em Bozzano, norte da Itália, no dia 05 de Novembro de 1898, filho de camponeses, seu nome de batismo é Pio Giannotti. Começou sua formação religiosa aos 12 anos, quando foi estudar num colégio de padres. O sonho de ordenar-se sacerdote foi adiado, com a eclosão da Primeira Guerra Mundial. Aos 19 anos foi prestar serviço militar no Exército italiano, onde ficou até aos 22 anos, participando inclusive da Guerra.

Voltou para o seminário e ordenou-se padre aos 23 anos, dois anos mais tarde, diplomou-se em Teologia Dogmática, Filosofia e Direito Canônico pela Universidade Gregoriana. Antes de ir para o Brasil, lecionou e dirigiu por cinco anos vários conventos.

Pertencente à Ordem dos Capuchinhos, em 1931 recebeu a tarefa de ir para o Brasil. Ao chegar, Frei Damião foi para o Convento de São Félix (Recife-PE), que acabara de ser construído e onde viveu até a sua morte.

Apesar de possuir um carregado sotaque, muitas vezes não era compreendido, Frei Damião conquistou a simpatia dos mais pobres. Acompanhado de outro frade, Fernando Rossi, organizou missões que percorreram quase todas as cidades do Nordeste. Costumava chegar à localidade escolhida às segundas-feiras no final da tarde. Às quatro da manhã de terça-feira, ainda na escuridão, a multidão já se comprimia para ver a procissão.

A primeira missa era celebrada às cinco. Uma hora mais tarde ele iniciava a sua pregação. Eis uma sintese do seu pensamento: “No inferno o calor é bilhões de vezes pior que no Nordeste. As labaredas sobem e queimam sem parar o  corpo dos adúlteros, das prostitutas, dos afeminados e dos criminosos”, dizia com a voz rouca, quase inaudível. O dia continuava com outras missas, a reza do terço e as confissões, que duravam até a meia-noite.

Para o povo nordestino, a santidade de Frei Damião era provada por seus milagres, nunca reconhecidos pela Igreja Católica. Frei Damião era considerado sucessor de outro grande “santo brasileiro”: Padre Cícero.

Em 1991, o Instituto de Teologia  do Recife catalogou 80 relatos de milagres que lhe foram atribuídos.

Desde 1993 a saúde de Frei Damião, que tinha problemas respiratórios, começou a ficar mais debilitada, o que o levou a diversas hospitalizações até à sua morte, no dia 27 de maio de 1997 com 98 anos, depois de ter dedicado 76 anos de sua vida a perigrinar pelas regiões mais pobres do Nordeste. O seu sepultamento foi no Convento dos Capuchinhos, no bairro de Pina, em Recife. Em  2002, ao completar cinco anos de sua morte, o Vaticano deu início ao processo de sua canonização.

Frei Damião era devoto de Nossa Senhora das Graças.

  • Sincretismo de Frei Damião: Não há
  • Devoção de Frei Damião: Culto Popular
  • Data Comemorativa: 27 de Maio

67 respostas para “História de Frei Damião”

  1. o que eu tenho a cometar de freio damiao e so coisa bao que ele ja feis para minha pessoa e minha familia ja feis varios milagri para mi e a todos de minha casa nos samos todos devoto de freio damiao ja pedir pela saude de uma filha minha as 13 hora nu natal pois estava doente eu pedi com muite fe que a noite foi melor natal pois minha filha fico bom foi para afesta do natal e foi muito bom e dai pra car eu nuca mais esqueci a 17 anos atras pois eu ja coencia freio damiao tomeu muita bensa a ele quando erra criança pois estou com 54 ano mais nunca perdi a fe em freio damiao o utimo miragri foi agora que o pai dos meus felho estar com ocanço e eu pedir por ele e os medico estava achano que ocançe dele que estava avansado achava que nao tinha geito pos eu pedi com tanta fe que eles falaram que ele estava quase curado desse que ele vai ficar bome eu cofio muito ele tanbem pois os pais dele ja colocaram o nome dele de damiao o nosso filho tambem e damiao

    Responder

  2. eu estou de volta pois gostaria de disser que na hora eu so falei de dois mais nao so foi dois milagri fo varios milagris eu tenho uma foto de freio damiao no meu quato bem do lado da minha cama tudo dia eu acodo com freio damiao domeu lado e reso por ele e pesso protesao para mi eminha familia e para quem eu gosto e para meu inimigos mi esquecer e pesso frei damiao que sempre que eu pedi mi ajude aveser todos obistaculo da minha vida e mi traga pais saude felicidade e sorte em todo que fisse na minha vida traze um bom enprego para mi e minhas filha mi ajude freio damiao eu preciso da sua a jude para vecer e se feliz

    Responder

  3. Foi me pedidoem presente uma imagem de Padre Damiao,só que aqui onde moro,Timoteo,MG,não se encontra em lugar nenhum a mesma,já até pesquisei na net,nãoachei quem vendesse a imagem.Por favor caso alguem leia,e se interesse em ajudar-me,por gentilezaentre em contato comigo,pelo meu email.Obrigada,Sandra.

    Responder

    Lucas Reply:

    Olá Sandra aqui no Recife tem imagem de frei daminhao no convento de são Félix de cantalice no bairro do Pina , procure entra em contato com eles

    Responder

  4. meu padrinho.frei damiao eu foi crismado por.ele minha primeira comunhao.recebi das mao dele em.1948.foi 3.dias de missao que ficou gravado.na minha mimora e coraçao.que ele esta com deus coroado de boa vontade .que ele tinha de em sinar ao os pobres o caminho de deus a mem

    Responder

  5. padre peço que o senhor que reze por meu namorado welligthon que esta passando por obstaculo na vida dele muito dificil. que der tudo certo. recife-pe

    Responder

  6. eu estava com uma emorragia de 6 meses os medicos nao descobria fiz varios exames e nada um dia sonhei com frei daminhao ele me perguntou? esta tudo bem? eu respodie tudo ele falou voce que pensa voce tem uma manchinha que olho humano nao ve mais o crucificado vai te curar eu pergutei e maligino ele falou e benigno so na biopsia vai ve fiz o exame e ai estava a verdade fiz a cirurgia e estou curada gracas a frei daminhao.

    Responder

  7. meu padrinho santo poderoso nordestino santo sofredor carregou a cruz ate o ultimo dia no mundo. Subiu o céu, foi preparar nossa murada ta muito perto dele voltar mais ele só vem agora nos lugar dia de juízes.

    Responder

  8. Conheci o Frei Damião, nos anos 60 para 70, na cidade de Pombal na Paraíba, onde ele fazia as suas missões e celebrava as missas principalmente nas igrejas onde moravam as pessoas mais pobres da cidade. Com muita simplicidade, humildade. Dois irmãos meus pediram pra ele passar a mão onde tinham verrugas e manchas na pele muito complicadas para elas desaparecerem e ele passou a mão e meus irmãos foram curados do problema. Toda a nossa família tem muita fé na interceção de Frei Damião junto a Deus e ao nosso Senhor Jesus Cristo em benefício, especialmente, de nós nordestinos. Neste momento estou pedindo a interceção de Frei Damião para a cura da minha mãe que está na UTI de um hospital em Fortaleza, que adquiriu uma infecção, após uma cirurgia do joelho, onde teve também outras complicações, nos rins e coração. Acendo uma vela pra sua alma todos os dias. Peço que todos os irmãos católicos e devotos de Frei Damião que rezem também pela cura da minha mãe.

    Responder

  9. Para mim Frei Damião é Santo sim, pois recebi um milagre tenho uma filha que com um MÊS E ALGUNS DIAS ADOECEU E EU JÁ CANSADA DE TANTO SOFRIMENTO E FALTA DE ESPERANÇA NOS MÉDICOS EM DESESPERO SEM SABER MAIS O QUE FAZER,CHEGUEI EM CASA RESOLVI APELAR PARA UM MILAGRE SEM SABER A QUE SANTO PEDIR AJUDA RESOLVI COLOCAR O NOME DE TODOS OS SANTOS QUE VINHA NA MINHA CABEÇA EM PAPEIS E ENRROLEI PEGANDO NA MÃO DELA PEGOU UM DOS PAPEIS AO ABRIR TINHA FREI DAMIÃO ME DESISPEREI POIS FREI DAMIÃO NÃO ERA CONSIDERADO SANTO MAIS COMO EU TINHA FALADO QUE O NOME QUE SAISSE NO PAPEL ERA AQUEM EU IRIA RECORRER EM TÃO TOMADA DE FÉ EM FREI DAMIÃO PEDI QUE ME MOSTRASSE UM MEIO PARA EU ENCONTRA A CURA PARA MINHA FILHA PORQUE NÃO ERA JUSTO DEPOÍS DE TANTO SOFRIMENTO PERDER ELA TODO MUNDO QUE MIM CONHECIA JÁ SABIA DO MEU SOFRIMENTO ENTÃO EU PEDIE EM DESESPERO E FOI APARTIR DAI QUE EU COMECEI ENCONTRAR A CURA DA MINHA FILHA NÃO DA PARA EU RELATAR TODA MINHA HISTORIA POIS É GRANDE HOJE ELE TEM 5 ANOS EU OLHO PARA ELA E NÃO CONSIGO ACREDITAR QUE ELA ESTÁ VIVA GRAÇAS A INTERCESSÃO DE FREI DAMIÃO.

    Responder

  10. eu nao tenho devoção com frei Damião mais ele veio em sonho mim avisa ou dizer algo . não mim lembro o o q ele falou.

    Responder

  11. Depois de passar por vários médicos, o ultimo disse que eu tinha lesão bilateral do nervo ótico.Degenerativa e sem tratamento eu ia perder a visão aos poucos.Fiquei uma semana sem rumo, muito abalada com o diagnóstico.Um dia lembrei do Frei Damião, que conheci quando criança.Cresci ouvindo seus sermões e suas histórias contadas por meus avós. Falei com ele contei o meu problema e pedi a sua ajuda, en nome da nossa velha amizade.BENDITO SEJA DEUS QUE ATRAVÉS DO SEU SERVO ME DEVOLVEU A VISÃO !!! É MARAVILHOSO !!!

    Responder

Comente!