Por Misael.

Imagem de Santo Antônio Fernando de Bulhões (verdadeiro nome de Santo Antônio), nasceu em Lisboa em 15 de agosto de 1195, numa família de posses. Aos 15 anos entrou para um convento agostiniano, primeiro em Lisboa e depois em Coimbra, onde provavelmente se ordenou. Em 1220 trocou o nome para Antônio e ingressou na Ordem Franciscana, na esperança de, a exemplo dos mártires, pregar aos sarracenos no Marrocos. Após um ano de catequese nesse país, teve de deixá-lo devido a uma enfermidade e seguiu para a Itália.

Indicado professor de teologia pelo próprio são Francisco de Assis, lecionou nas universidades de Bolonha, Toulouse, Montpellier, Puy-en-Velay e Pádua, adquirindo grande renome como orador sacro no sul da França e na Itália. Ficaram célebres os sermões que proferiu em Forli, Provença, Languedoc e Paris. Em todos esses lugares suas prédicas encontravam forte eco popular, pois lhe eram atribuídos feitos prodigiosos, o que contribuía para o crescimento de sua fama de santidade.

A saúde sempre precária levou-o a recolher-se ao convento de Arcella, perto de Pádua, onde escreveu uma série de sermões para domingos e dias santificados, alguns dos quais seriam reunidos e publicados entre 1895 e 1913. Dentro da Ordem Franciscana, Antônio liderou um grupo que se insurgiu contra os abrandamentos introduzidos na regra pelo superior Elias.

Após uma crise de hidropisia (Acúmulo patológico de líquido seroso no tecido celular ou em cavidades do corpo). Antônio morreu a caminho de Pádua em 13 de junho de 1231. Foi canonizado em 13 de maio de 1232 (apenas 11 meses depois de sua morte) pelo papa Gregório IX.

A profundidade dos textos doutrinários de santo Antônio fez com que em 1946 o papa Pio XII o declarasse doutor da igreja. No entanto, o monge franciscano conhecido como santo Antônio de Pádua ou de Lisboa tem sido, ao longo dos séculos, objeto de grande devoção popular.

Sua veneração é muito difundida nos países latinos, principalmente em Portugal e no Brasil. Padroeiro dos pobres e casamenteiro, é invocado também para o encontro de objetos perdidos. Sobre seu túmulo, em Pádua, foi construída a basílica a ele dedicada.

  • Sincretismo de Santo Antônio: Exu-RJ / Ogun-BA
  • Devoção de Santo Antônio: Padroeiro dos pobres, santo casamenteiro, sempre sendo invocado para se achar objetos perdidos. É também Patrono dos Aflitos.
  • Data Comemorativa: 13 de Junho.

 

 

31 Comentários para “História de Santo Antônio”

  1. Simpatias para Santo Antônio. Quer casar? | Carioca no Cerrado Comentou:

    […] Santo Antônio é o santo casamenteiro. Também é o padroeiro dos pobres, dos aflitos e de quebra também ajuda a encontrar objetos perdidos. […]

  2. jose ferreira doria Comentou:

    Parabeniso a Ccomunidade SANTO ANTONIO da Paroquia de Sao MIGUEL DE COTEGIPE em Simoes FILHO BA pela evangelizacao do bairro pobre e violento. PARABENS.

    Responder

  3. Angela Comentou:

    Tenho um carinho especial pelo santo Antonio, acho as orações e canções dedicadas a ele, divinas. Adoro cantá-las.

    Responder

  4. Lucia Helena Alves Chaves Comentou:

    Sou muito devota de Santo Antonio. A oração dos Tres Pedidos para Santo Antonio, é infalível. Quem quiser, tem é só procurar aí no google e pode fazer que com certeza será atendido. Santo Antonio, rogai por nós.

    Responder

  5. aline Comentou:

    Amo santo antonio como ninguém eu amo ele e acredito em todos os seus milágres fielmente

    Responder

  6. CARLOS ALBERTO VIEIRA SOARES Comentou:

    MEU QUERIDO SANTO ANTÓNIO ME AJUDEIS NUMA CAUSA HUMANAMENTE É IMPOSSÍVEL QUE ERA CONSEGUIR O SEGURO DE VIDA E O RESPECTIVO PRÉMIO. MAS VÓS RESSUSCITASTE OS MORTOS EM VIDA POR ISSO QUE A ´VÓS NADA IMPOSSÍVEL OBRIGADO MEU AMADO SANTO ANTÓNIO

    Responder

  7. Vitor Ourique Comentou:

    Tive um livro que contava toda historia de Santo Antânio,perdi só ficou na memória….

    Responder

  8. taiane Comentou:

    adorei muito essa historia de santo antonio

    Responder

  9. thuane Comentou:

    acho muito interessante a historia desse santo…

    Responder

  10. bruna Comentou:

    Santo Antonio eu confio muito em vós vou sempre seguir tua igreja e espero um dia ser igual ao Senhor.
    SANTO ANTONIO ROGAI POR NÓS

    Responder

    GCS Reply:

    Faça Santo Antonio o Alecf me procurar GCS me ligar mandar um email por favor coloque esse desejo em seu coração sopre meu nome aos seus ouvidos q nem mesmo ele ententa q esteja acontecendo so sinta muita saudade de mim
    ao ponto de querer me ver der muita coragem e sopre meu nome aos seus ouvidos ate ele em pocuar eu te peço santo antonio doa fundo da minha lama e do meu coração!!! obrigada santo antonio pois sei q

    Responder

    GCS Reply:

    que o senhor santonio antonio sece as minhas lagrimas derramada pos tah muito dificil seguir em frente sozinha amem que o alecf me procure lembre de mim nem que seja por alguns segundos!!!!!!!!!!!!!!!!

    Responder

  11. Teresa Comentou:

    Quero agradecer a graça de ter achado o celular de minha filha e pedir a Santo Antônio que agora ajude a achar omeu celular.

    Responder

  12. GCS Comentou:

    quero somente agrace-te meu glorioso e Poderoso Santo a todas as graças recebidas em minha vida obridaga Santo antonio obrigada Santo antonio Obrigada Santo Antonio!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Responder

  13. Mariana Fabbrin Comentou:

    Eu tenho uma relaçao um pouco conturbada com Santo Antonio, ele sempre me atende, sempre me surpreende, espero que continue sempre a me escutar porque na minha familia somos todos gratos a ele.

    Responder

  14. maria lucia da silva Comentou:

    estou muito triste pois eu o meu marido estamos separados pois ñ é uma coisa q quero tenho rezado muito pedido a deus para mim da força pois sei o quanto amor ele ñ tem nada a ver com essa maravilhas de comentarios que tenho pois tenho fé em deus e santo antonio que vou volta a escreve nesse comentario a grança que vou alcança tenho fé

    Responder

  15. julia Comentou:

    eu comsico fazer a minha tarefa de encontro de coroinha

    Responder

  16. karolnine Comentou:

    me ajuda

    Responder

  17. vanessa Comentou:

    santo antonio eu queria te pedir para que proteja minha familia !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    e queria que o diancarlos me amasse e namorasse comigo eu amo ele
    des de ja obrigadooo santo antonio
    amem

    Responder

  18. gabrielavieiracunha Comentou:

    santo antonio eu queria te pedir que voce nao deixe meus pais se separarem
    e queria tambem que voce faça todos meninos da minha escola me amar principalmente o dian o fe o je o lu o michael
    tenho 10 anos
    obrigada santo antonio
    amem
    moro em paraisopolis

    Responder

  19. Dia 14 de fevereiro é o Valentine’s Day (Dia dos Namorados) | SPEAK UP IDIOMAS Comentou:

    […] Blog Minha prece […]

  20. Marivalda Gregório Comentou:

    Conhecendo a História cada santo é que, podemos calcular como estamos vivenciando o Amor ao Amado jesus Cristo. jogar pedra nos santos da Igreja é fácil, difícil é fazer o que eles fizeram. Testemunhando com a vida o que é ser Cristão.

    Responder

  21. ANA PAULA Comentou:

    ACHEI MUITO BOM ESTE SITE PORQUE E AKI Q POSSO FAZER MEUS TRABALHOS DE CATEQUESE COMO-UM RELATORIO SOBRE SANTO ANTONIO!

    Responder

  22. ANA PAULA Comentou:

    ESTA HISTORIA E MUITO INTERESSANTE COPIEI ELA INTEIRA E LI.
    OBRIGADA.

    Responder

  23. osvaldo Comentou:

    tenho um livro de 1895 sobre a historia do santo, santo antonio de padova, esta em minha familia desde que meu avo veio da italia(treviso), josep zanatta, o livro esta completo, so falta a capa, estou vendendo

    Responder

  24. daniela Comentou:

    meu santo antonio vem ti pedir PAZ do meu relacionamento q tive um grande desiluzao amoroza vem ti pedir q mi de uma luz pra q eu possa seguir meu caminho serto… Amén

    Responder

  25. vitoria Comentou:

    sou evangélica e ñ acredito em santo antônio

    Responder

  26. stella Comentou:

    Santo Antônio, afastai as mulheres perniciosas da vida do meu filho e o ajude a encontrar uma moça virtuosa, que ele tenha um casamento abençoado e feliz. Amem

    Responder

  27. marcia Comentou:

    agradeço imensamente a santo antonio inumeras graças alcançadas sobre proteção e saude, muito obrigado santo antonio!!

    Responder

  28. A Origem do Dia dos Namorados - Agência KI - O Jeito Ninja de Planejar e Executar Marketing Digital Comentou:

    […] Quer saber mais sobre Santo Antônio? Clique aqui! […]

  29. wagna Comentou:

    Meu Santo Antonio li peço uma graça,faça com que o J,volte pra mim e queira casar comigo na igreja.

    Responder

Deixe um comentário

Tema modificado por Carioca no Cerrado