Por Misael.

Imagem de Santa Rita de Cássia Santa Rita de Cássia ou Santa dos Impossíveis, como é geralmente conhecida a grande advogada dos aflitos, nasceu em Rocca Porena, a uma légua de Cássia (Itália), aos 22 de maio de 1381, tendo por Antônio Mancini e Amada Ferri.

O Nascimento da Santa foi precedido por sinais maravilhosos e visões celestiais que fizeram seus pais perceberem algo da futura e providencial missão de Rita, que seria colocada no mundo para instrumento da miserircórdia de Deus em favor da humanidade sofredora. Seus biógrafos igualmente falam de mansas abelhinhas que lhe visitavam com freqüência o berço, chegando mesmo a fabricarem em seus lábios um pequeno favo de mel, sem que disto lhe viesse mal algum; feliz prenúncio da admirável mansidão que é uma das características de nossa Santa.

Desde a primeira idade acaletava Rita o desejo de se consagrar exclusivamente a Deus, pelos santos votos de Religião, mas a Providência divina tem seus desígnios misteriosos sobre a Santa que é levada por seus pais a abraçar o estado matrimonial. Aos 16 anos, aproximadamente, desposa o jovem Paulo Ferdinando, de gênio leviano e excessivamente violento, e que lhe vai amargurar os primeiros anos dos dezoito que se presume haver levado em matrimônio.

A futura protetora dos aflitos deveria ser também modelo da mulher cristã, da esposa fiel, dedicada e forte porque deve advir a conversão para o esposo, mesmo que este lhe seja infiel… A Santa soube sofrer com paciência todas as contradições, e pela oração, espírito de brandura e penitência , conseguiu ver triunfar a causa de Deus e brilhar o sol da caridade que tantas bençãos atrai para o lar santificado pelo sacramento do Matrimônio, porquanto Paulo não tardou a trilhar o bom caminho.

Viúva pelo bárbaro assassinato do esposo, empregou a Santa sua viuvez em obras de caridade e na educação de seus 2 filhos gêmeos, os quais, no entanto, viu morrer mui prematuramente aos 14 anos de idade. Particularmente é de notar a grande caridade de Rita ao perdoar com extremos de generosidade os assassinos de seu desventurado esposo.

Livre dos laços que a prendiam ao mundo, Rita deseja realizar os santos propósitos da juventude, mas quantas dificuldades não seria necessário vencer!… A condição de viúva e outros escolhos tornavam infrutíferas suas tentativas e, por mais de uma vez, viu que se lhe fechavam as portas do Convento. Destinada para ser a grande advogada das causas difíceis, a Santa deveria enfrentar muitas dificuldades; redobra então as orações e penitências, armas com que conquistaria a vitória almejada. Seus santos Patronos, São João Batista, Santo Agostinho e São Nicolau de Tolentino alcançam-lhe de Deus a graça por que tanto suspirava e fazem-na entrar milagrosamente no Convento das Agostinianas de Cássia, alta hora da madrugada, contando Santa Rita 36 anos de idade.

A vida religiosa foi para Santa Rita ocasião de novos e gigantescos acréscimos de virtude e contínua ascensão para Deus. Levara uma vida eminentemente penitente; a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e as dores da Santíssima Virgem eram objetos contínuo dos enlevos de seu coração, e quantas graças de santificação pessoal, de conversão para os pecadores e alívio para as benditas almas do Purgatório não lhe concederia o Esposo divino!…

Os pecadores e as santas almas merecem sempre as melhores atenções de Santa Rita.
A vida santa que levava quando ainda estava no século e a entrada maravilhosa no Convento haviam despertado primeiro ano de vida religiosa é logo assinalado por outro fato que veio confirmar e realçar ainda mais a alta santidade da humildade Agostiniana; um sarmento seco de videira, que por obediência e humildade a Santa deveria regar todos os dias, transforma-se em planta viva e, ainda hoje, pode ser admirado no Convento de Cássia produzindo frutos saborosos com o nome de Videira de Santa Rita.

Não ficariam nestas as distinções do Nosso Senhor para com a fiel devota de sua Paixão. Pelo ano de 1442, estando a Santa em oração diante da imagem de Jesus Crucificado, recebe um Espírito da dolorosa Coroa do Salvador, o qual deixou aberto e visível a todos uma chaga que não se fechou senão com a morte da Santa, excetuando-se o período do Ano Santo de 1450, quando para poder ir lucrar em Roma o Jubileu, alcançou de Nosso Senhor se lhe fechasse temporariamente a chaga, muito embora continuasse a sofrer as mesmas e cruciantes dores.

Esta ferida era de tal modo fétida, que a obrigou a retirar-se do seio da Comunidade, não sem grandes motivos de humilhação, que a Santa Rita soube aproveitar para mais se unir a Deus e redobrar as penitências.

Quantas lições não nos oferece essa vida tão santa e ao mesmo tempo tão sofredora!… Realmente o sofrimento é uma escola de perfeição e união com Deus; Nosso Senhor Jesus Cristo mesmo insinua está verdade quando afirma que, se alguém quer ser seu dicípulo, tome a cruz da penitência e da renúncia das paixões e, então, O siga…

A vida de Santa Rita é uma formal reprovação da vida frouxa e dissipada de muitos que se dizem cristãos, mas que desprezam a Cruz de Nosso Senhor…

Igualmente falam-nos os biógrafos de rigorosos jejuns da Santa. Muitas e muitas vezes e durante dias e dias permanecia Santa Rita sem outro alimento que não a Sagrada Comunhão, particularmente nos últimos quatro anos de sua preciosa existência. Esse período da vida da Santa assinala-se por muitos fatos extraordinários. Uma doença misteriosa invade o seu corpo já tão macerado por duras penitências. Multiplicaram-se as graças de conversões; são luzes e confortos que a Santa distribui em profusão aos que a procuram…

Nesse tempo é que se realiza o milagre das rosas e figos, tão conhecido dos devotos de Santa Rita. A Santa passava por uma das grandes provações quando foi visitar uma de suas parentes a quem a santa enferma pediu que lhe trouxesse algumas rosas de seu antigo jardim de Rocca Porena.

Estavam em pleno inverno, fora de estação própria, mas qual não foi a admiração da senhora ao chegar em casa, por ver algumas das roseiras que outrora pertenceram à Santa, todas floridas, e carregadas de sazonados frutos a velha figueira do pomar. Essas rosas e esses figos foram remetidos à Santa que muito se confortou, vendo nesse fato uma prova das delicadezas de Nosso Senhor para com seus sofrimentos.

Tais prodígios mostram-nos quão agradável foi a Deus o peregrinar de nossa Santa aqui na terra, e as bênçãos e graças de escol, que Santa Rita continua a dispensar aos seus devotos, falam bem claramente de como ela sabe aplicar em favor dos que sofrem seus méritos inconfundíveis.

Verdadeiramente é Santa Rita a Advogada dos aflitos, ou, como geralmente é conhecida, a Santa dos Impossíveis… Explicam esses fatos o piedoso costume de enfeitarem a imagem da Santa, particularmente no dia de sua Festa, com rosas, figos, cachos de uvas e abelhas. A Santa Igreja mesma parece querer perpetuar o milagre das rosas, aprovando a Bênção das Rosas que se faz no dia da Festa ou no dia 22 de cada mês, para alívio dos enfermos.

Finalmente, com 78 anos de idade e 40 de vida religiosa, faleceu Santa Rita em Cássia, no velho Convento das Agostinianas, no dia 22 de maio de 1457, recreada com visões celestiais e depois de ter recebido com muita piedade os últimos Sacramentos.
A fama de santa que já gozava em vida aumentou ainda mais depois de seu piedoso trânsito, confirmando-se por novos milagres que Deus Nosso Senhor operava por intercessão de sua fiel serva.

Documentos de 1485 falam já de seu culto conhecido e Propagado em toda a Diocese de Espoleto a que pertencia Cássia. Em 1628, o Papa Urbano VIII autorizava o culto de Beata para toda a Ordem Agostiniana, um ano antes aprovado para a Diocese de Espoleto e, entre os motivos, apresenta o fato de existir em Cássia, desde 1577, uma igreja em honra da Bem-aventurada Rita. Em 1655, também Roma dedica uma igreja à memória da Beata.

A Canonização da Santa deu-se a 24 de maio de 1900, pelo imortal Pontífice Leão XIII.

  • Sincretismo da Santa Rita de Cássia: Não há.
  • Devoção da Santa Rita de Cássia: Invocada em casos impossíveis e desesperados.
  • Data Comemorativa: 22 de Maio.

 

 

164 Comentários para “História da Santa Rita de Cássia”

  1. flavia Comentou:

    Oi, me chamo Flávia, conheci um rapaz até muito bacana gente boa, agente combina demais, estamos ficando ou estava nem eu sei mais, isso vem há uns 3 meses, de um tempo pra ca ele vem mudando muito comigo ate que sabado agora discutimos e acabamos brigando apos essa discução ele saiu e fico com outra na minha frente nao sei se era pra mim ver mais acabei vendo, e o ruim eu estou afinzona dele, Peço a Nossa Senhora que interceda junto a Deus pai todo poderoso que iluminasse o meu caminho e o dele, que agente se acertasse de novo, e ficasse tudo bem, que ele gostasse de mim, que desse em algo mais sério, estou com muita fé que esse romance vai vira algo mais serio! Em nome de nossa Senhora amém Amém

    Responder

  2. Alessandra Comentou:

    Sou Alessandra tenho 40 anos tenho uma filha de 09 anos, aonde moramos sozinha pois fomos abandonadas pelo meu marido no ano de 2011, aonde ele foi morar com outra mulher, desde la vim sustentando a minha casa sozinha e minha filha, moro de aluguel e hj encontro-me desempregada, um monte de conta para pagar as aulas da minha filha ja estão para começar e eu sem um tustão, se pedirem p mim comprar um pao hoje não tenho dinheiro, gostaria que nossa senhora santa Rita de Cassia intercedesse por mim, pois preciso com urgencia arrumar um novo emprego, e que tambem colocasse alguem na minha vida pois me sinto sempre mto sozinha e desamparada.

    Responder

  3. Daiane Pereira Comentou:

    Peço somente este graça mibnha santinha de ser mãe que estou tentando a tres anos… lhe peço….

    Responder

  4. Sandra Comentou:

    So tenho um desejo na minha vida é construir uma familia e vida com o meu amor Bl. A.; Ele ama-me e eu a ele, mas ele tem problemas para resolver e quer-me afastado dele. Por favor deixai ele voltar bem!

    Responder

  5. M Comentou:

    Sta Rita de Cássia, lhe suplico pela minha alma que me conceda a graça de namorar o EF. Por favor reaproxime ele de mim e nos faça ficar juntos. Aguardo a realização do meu pedido com muita confiança. Desde já lhe agradeço.

    Responder

  6. Maria Comentou:

    Tenho o meu Irmao Pedro de 3 anos com um problema de saude serio perante aos olhos dos homems, Ele esta com artrite e com agua nos joelhos, minha milagrosa Santa Rita de Cassia de Ti nuna duvidei e nunca duvidarei, sei que nada e impossivel contigo, porque Eu tenho anuciado e testemunhado tudo que tenho recebido de Ti, sao tantas e tantas coisas, ate filhos me deste, e tenho um filho que se chama Cassio eh uma grande bencao.
    Por favor minha Santa fiel das causas impossiveis faca-me este milagre da cura do Pedro po favor.

    Maria– de Angola/ Cabinda

    Responder

  7. janaina soares bittencourt Comentou:

    Santa Rita de Cassia,
    Comecei ontem uma novena em sua intenção, e pedi que a sra , junto com santa terezinha do menino jesus, de quem sou devota, e pedisse a jesus pelas duas causas impossiveis que tenho e prometo que se forem realizadas irei fazer uma tatuagem de rosa para santa terezinha e o figo com abelha para santa rita e é claro divulgarei para todos quão poderosas, carihosas e amigas elas são!!
    A primeira causa impossivel, faça com que reacenda no coração do VVB o interesse por mim, como ele tinha antes da NCB se intrometer em nossas vidas, que ela saia o mais rapido possivel da vida dele, que ele se arrependa de ter me trocado por ela e volte a me procurar. Santa rita protetora dos casos impossiveis, socorrei me.
    Que jesus faça um milagre e toque no coração da dta soraia , priscila e faça com que apareça uma oportunidade para mim dentro do financeiro do escritorio em que trabalho e que ela so pense em min para ocupar a vaga. Por favor, escute e leve ate. jesus os meus pedidos. Santa rita quero voltar a esse site para testemunhar minhascgraças alcançadas. Muito obrigada. Amem

    Responder

  8. L.V Comentou:

    Santa Rita de Cassia venho aos seus pés lhe pedir que me ajude a juntar a minha familia de novo, peço p todos que orem por mim para que o meu marido volte para casa, que largue a vida mundana que tomou conta deles, os maus amigos, adultério.. Santa Rita toque no coração dele para que ele veja que eu e o nosso filho precisamos dele e que juntos podemos ser muito feliz novamente, faça-o voltar para casa. Amém

    Responder

  9. schayane Comentou:

    Olá! Nesta madrugada resolvi saber a história de Santa Rita de Cassia, no meio do ano passado meu marido ficou desempregado, tivemos que mudar de cidade, nos desfazer de uma parte das nossas coisas fiquei longe dos meus pais para acompanhar meu marido e meu filho que acabará de completar 1 ano na época, sou batizada em igreja catolica nunca fui de ficar indo a missa, confesso que ia a centro espírita pois me sentia bem, ia para me consultar, pedir, agradecer e nunca tive do que reclamar era uma opção minha e nesse momento lógico que busquei, mas nada foi resolvido e lá mesmo eu ouvi que meu destino só Deus daria um jeito que nada era possível fazer sem a permissão de Deus, fiquei desesperada, desacreditada, estava muito longe dos meus pais, meu casamento entrando em crise, me sentja sozinha não conseguia enxergar nenhuma solução, até que um dia depois de uma briga muito feia com meu marido baixei no meu celular um aplicativo de orações e lá estava a novena de Santa Rita, sem conhecer, sem saber de nada clamei a ela não por dinheiro, por emprego, mas sim pelo meu casamento e que sim a solução era sair da casa dos meus sogros e vivar a minha vida com a minha família novamente pedi com muita dor, muita fé e com muito amor entreguei a ela o meu desespero e por, comecei a novena e por tudo que há de mais sagrado no dia seguinte o meu marido ficou empregado isso já tem 3 meses, ainda estamos acertando o recomeço é mais difícil, mas se não fosse Santa Rita junto ao nosso Pai todo poderoso eu não sei o que seria da minha hoje.
    Sou imensamente grata a nossa Santa Rita ela é maravilhosa.

    Responder

  10. ledakieffer dos santos Comentou:

    santa rita das causas impossível venha em meu socorro pois pressivo de sua ajuda pois estou atravessando por muitas dificuldade estou com processo quero sua interseção junto ao divino jesus para que que eu ganhe todos eles ame nossa santa rita de cassia deste ja obrigado pela sua interseção amem

    Responder

  11. Rosana Comentou:

    Minha Santa Rita, sonhei com a senhora adolescente e no sonho alguém me dizia que era a Santa Rita. Neste momento de aflição que passo, pelo fim do meu namoro, acredito que foi um sinal. Por isso, peço, que me atenda nesta aflição, me liberte desta aflição e me ajude a ter meu namoro restaurado, meu namorado tão amado, de volta. Ajude-me nesta causa que hoje me parece impossível.

    Responder

  12. CRISTINA VIEIRA Comentou:

    Santa Rita Di Cassia me ajude,
    Estou apaixonada por um rapaz , mas ele mora no Rio de Janeiro, esta longe e sinto que ele comeca a desanimar de nosso namoro devido a distancia!
    Me ajude, interceda por mim junto a DEUS e faca com que ele se decida de uma vez por todas e que se case comigo. amem!

    Responder

  13. carla Comentou:

    Peço a graça, minha Santa Rita, de conseguir engravidar e ter um filho ainda este ano! Amém

    Responder

  14. Juliana Aparecida Jacinto Comentou:

    Peço a Santa Rita de Cassia que me liberte da depressão, pois nao aguento mais, nem tenho vontade de me olhar no espelho, por me sentir feia. Amem.

    Responder

Deixe um comentário

Tema modificado por Carioca no Cerrado