Por Misael.

Imagem de São LázaroSão Lázaro vivia em Betânia e era irmão de Marta e de Maria. Morto e sepultado, jesus o fez sair do túmulo, restituindo-lhe a vida, quando todas as esperanças já se achavam perdidas. O epsódio é narrado apenas pelo envangelhista João, mostrando que Jesus é a ressurreição e a vida:  Quando Jesus chegou, já fazia quatro dias que Lázaro estava no túmulo. Betânia ficava perto de Jerusalém; uns três quilômetros apenas.

Muitos judeus tinham ido à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. Quando Marta ouviu que Jesus estava chegando, foi ao encontro dele. Maria porém, ficou sentada em casa. Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se estivesses aqui, meu irmão não teria morrido. Mas ainda agora eu sei: tudo que pedires a Deus, ele te dará”. Jesus disse: “Teu irmão vai ressuscitar”. Marta disse: “Eu sei que ele vai ressuscitar na ressurreição, no último dia”. Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem acredita em mim, mesmo que morra, viverá”.

Uma antiga tradição oriental afirma que São Lázaro foi bispo de Chipre. No século X, no ano 900, o imperador Leão VI teria transportar suas relíquias de Chipre para Constantinopla. Também os franceses afirmam ter sido ele o bispo de Marselha e martirizado durante a perseguição de Nero.

  • Sincretismo de São Lázaro: Omulú.
  • Devoção de São Lázaro: Invocado para afastar das dores, doenças e qualquer tipo de mal. Também é o padroeiro dos pobres.
  • Data Comemorativa: 17 de Dezembro.

 

 

Um Comentário para “História de São Lázaro”

  1. mariana Comentou:

    eu nao a q em santo pq sou de DEUS pra SEMPRE

    Responder

Deixe um comentário

Tema modificado por Carioca no Cerrado