Por Misael.

Imagem de São Bartolomeu São Bartolomeu, filho de Tholmai, é um dos doze apóstolos. Muitos o identificam com Natanael, mencionado em João 1,45ss.: Jesus viu Natanael vindo até ele e disse a seu respeito: “Eis um verdadeiro israelita, em quem não há fraude”. Natanael exclamou: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. Jesus lhe respondeu: “Crês só porque te disse: ‘Eu te vi sob a figueira’? Verás coisas maiores do que essas”

Além de João, Mateus, Marcos, Lucas, os Atos referem-se a ele como um dos Doze.

Uma antiga tradição armênia afirma: O apóstolo Bartolomeu, que era da Galiléia, foi para a Índia. Pregou aquele povo a verdade do Senhor Jesus segundo o  Evangelho de São Mateus. Depois que naquela região converteu muitos a Cristo, sustentando não poucas fadigas e superando muitas dificuldades, passou para a Armênia Maior, onde levou a fé cristã ao rei Polímio, a sua esposa e a mais de doze cidades.

Essas conversões, no entanto, provocaram uma enorme inveja dos sacerdotes locais, que por meio do irmão rei Polímio conseguiram a ordem de tirar a pele de Bartolomeu e depois decapitá-lo.

  • Sincretismo de São Bartolomeu: Oxumaré
  • Devoção de São Bartolomeu: São Bartolomeu que comandais os tufões, os furacões e todos os tipos de tempestades.
  • Data Comemorativa: 24 de Agosto

 

 

15 Comentários para “História de São Bartolomeu”

  1. rebecca Comentou:

    São bartolomeu que no candomblé é sincretizado em oxumaré.
    é o orixa do arco – iris
    senhor q leva agua pra o castelo de xango
    conta uma lenda que:
    Todos os dias Oxumarê passava em frente ao palácio de Xangô exibindo a beleza de seus trajes e a riqueza de seus adornos em ouro. O rei olhava admirado e desejava muito ter um contato mais próximo com o jovem, porém conhecia sua fama de não deixar ninguém se aproximar. Resolveu então preparar uma armadilha e para isso mandou que simulassem uma audiência real e chamassem Oxumarê afirmando que era uma ordem para todos os moradores do reino. Obediente ás ordens de seu soberano, Oxumarê compareceu pontualmente no dia determinado. Lá chegando estranhou que estivesse tão vazio já que a ordem tinha sido a todos os súditos, pensou em voltar atrás, imaginando que poderia ser um truque. Mas era tarde, os soldados já o estavam encaminhando a sala do trono. Ao aproximar-se do rei prostrou-se ao chão, como era hábito, ao erguer a cabeça percebeu um gesto brusco de Xangô dirigido aos soldados que imediatamente passaram a fechar todas as portas e janelas da grande sala. Percebeu que realmente fora enganado olhou em torno e não viu condições de fuga. Xangô levantou-se e dirigiu-se ao rapaz tentando tomá-lo nos braços. Oxumarê passou a se esquivar sempre procurando uma maneira de escapar. Corria de um lado a outro sem conseguir achar nenhuma saída ou mesmo um lugar onde pudesse se esconder. Tomado pelo desespero elevou o pensamento a Olorum em respeitoso pedido de ajuda. Olorum, sensibilizado pela prece do rapaz transformou-o em uma serpente no instante em que era apertado pelos fortes braços do rei. Este, tomado de susto e nojo largou imediatamente a cobra que sinuosamente atravessou o corredor do salão e saiu por uma fresta da grande porta de entrada. Foi assim que Oxumarê livrou-se do assédio de Xangô. Muito tempo depois, quando ambos foram feitos orixás, Oxumarê ficou encarregado de levar água do mar para o palácio de Xangô, no Orum (céu). A essa tarefa Oxumarê se dedica exemplarmente até hoje, mas Olorum determinou que nunca mais Xangô pode aproximar-se dele.

    Responder

  2. adriana Comentou:

    São Bartolomeu leve a tempestade de meu casamento e traga meu marido Alexandre de volta porque o amo muito !!! Quero muito ser feliz ao seu lado.

    Responder

  3. conceição maria Comentou:

    Gostei muito da história de São Bartolomeu achei muito interessante e gostaria de receber mais historias de santo com ligação a espiritismo

    Responder

  4. aliete silva santos Comentou:

    são bartolomeu,me ajude a permanecer nesse emprego e que minha carteira venha ser assinada e que alexander dos santos miranda volte p/ mim.pois nos amamos muito e tirai todo feitiço que nos separou. e nos protegei de todos os inimigos. cure meu filho e minha neta da bronquite .

    Responder

  5. Romilda Freire Comentou:

    Viajei ao plano espiritual nessa noite e fui levada ao museu de São Bartolomeu. Me pareceu um castelo com salas imensas cheias de livros. Ali os livros eram recuperados. Eu iria trabalhar ali. Uma sala me foi apresentada como meu local de trabalho. Essa sala tinha uma varanda que dava para um jardim interno que era de extrema beleza. Tudo era rústico. móveis antigos da época do Brasil colônia, as portas eram imensas e de madeira maciça. Os corredores eram largos. muito largos e extensos e o piso era avermelhado com desenhos geométricos parecidos com triângulos. Gostaria de saber se existe algo assim de verdade? Se existe alguma possibilidade de ter algo parecido na vida pregressa de São Bartolomeu relativo a isso que vi? Pois antes de “sonhar” sobre isso, eu não tinha nenhuma noção de quem era ou se existia realmente esse santo. Vi pesquisar na NET só depois do sonho. Será que é algum aviso? Gostaria que alguém entendido da situação me respondesse. Obrigada!

    Responder

    francilandia alves cesario campelo Reply:

    são Bartolomeu mim ajude com a cura de minha filha que tem lupos,mim ajude com meu novo emprego pra que eu mim sai muito bem,mim ajude em arranja um namorado e futuro esposo que eu seja muito feliz..uma pessoa muito boa,educado,inteligente,trabalhado,lutador,carinhoso,familia,amigo.amém

    Responder

  6. Maria Ines Barbosa da Paz Comentou:

    Sou muito católica e venho de uma cidade onde São Bartolomeu e o seu padroeiro.
    Maragojipe, estado da Bahia. O povo de lá é muito fervoroso. Não tenho nada contra, mas não O associo ao candomblé e sim como o apóstolo de fé. A festa lá é muito linda e muito divulgada. Tem uma profana e a outra religiosa.
    A cidade é pequena, mas, muito acolhedora.

    Responder

  7. José Leonides Comentou:

    São Bartolomeu: trazei o meu cão “Chocolate” de volta para casa. Eu vos agradeço. Louvado seja o Nosso Senhor Jesus Cristo1

    Responder

  8. alessandro prestes Comentou:

    sempre que puder me mande oraçoe~s fortes

    Responder

  9. albanete felix rodrigues Comentou:

    estou fazendo uma simpatia com santo bartolomeu durante sete dias hoje faz tres dias e do fundo do meu coraçao eu espero que ele me ajude pra min encontrar um emprego e sei que ele vai me ajudar desde de ja eu agradeso muito obrigado que deus me ajude estou precisando muito desa graça alcansada

    Responder

  10. flora Comentou:

    Adorei minha amiga arrumou um namorado neste saite obrigado por ajudar tantas pessoas

    Responder

  11. mari Comentou:

    Gostaria de saber se tem algum trabalho que possa ser feito pra ajudar a um filho de oxumare a ter seu caminho aberto , que consiga levantar a vida de um filho deste orixá maravilhoso!!!!!!

    Responder

  12. Antonia Comentou:

    gostaria de pedir ajuda ao santo bartolomeu me ajudasse a perder o medo de dormir sozinha e a insônia isto tá acabando comigo,afasta de mim os pensamentos negativos!!!

    Responder

  13. anna maria Comentou:

    HOJE é que tomei conhecimento da vida de São Bartolomeu..Gostaria de ter maior conhecimento da vida deste santo…obrigada…

    Responder

  14. Robson Comentou:

    Oxumaré se voçê não quis eu quero, me traz o amor do Xango rei,
    E para sempre eu te agradecerei.
    Obrigado

    Responder

Deixe um comentário

Tema modificado por Carioca no Cerrado