Por Misael.

Imagem da Santa Bárbara Santa Bárbara sofreu o martírio provavelmente no Egito ou na Antioquia, por volta dos anos 235 ou 313. Sua vida foi escrita em diversos idiomas: grego, siríaco, armênio e latim. Conforme a lenda, Santa Bárbara era uma jovem belíssima. Dióscoro, seu pai, era um pagão ciumento. A todo custo desejava resguardar a filha dos pretendentes que a queriam em casamento.
Por isso encerrou-a numa torre. Na torre havia duas janelas, mas Santa Bárbara mandou contruir uma terceira, em honra à Santíssima Trindade. Um dia, entretanto, Dióscoro viajou. Santa Bárbara se fez então batizar, atraindo a ira do próprio pai. Fugindo de seu perseguidor, os rochedos abriam-se para que ela passasse.

Descoberta e denunciada por um pastor, foi capturada pelo pai e levada perante o tribunal. Santa Bárbara foi condenada a ser exibida nua por todo o país. Deus, porém, se compadeceu de sua sorte, vestindo-a miraculosamente com um suntuoso manto. Padeceu toda sorte de suplícios: foi queimada com grandes tochas e teve os seios cortados. Foi executada pelo próprio pai, que lhe cortou a cabeça com uma espada. Logo após sua morte, um raio fulmonou seu assassino.

É por isso que Santa Bárbara é invocada, nas tempestades, contra o raio. O seu culto espalhou-se rapidamente pelo Oriente e pelo Ocidente, inclusive no Brasil.

  • Sincretismo da Santa Bárbara: Yansan ou Oyá
  • Devoção da Santa Bárbara: Protetora contra raios e tempestades. Santa Bárbara é também venerada pelos militares.
  • Data Comemorativa: 4 de Dezembro.

 

 

125 Comentários para “História da Santa Bárbara”

  1. Bárbara Comentou:

    Olá meu nome é Bárbara, eu nasci dia 4 de dezembro de 1997, e minha mãe não sabia que o dia do meu nascimento é também o dia de Santa Bárbara, ela sempre gostou desse nome Bárbara então resolveu me dar esse nome, daí na maternidade ou foi o parteiro ou uma enfermeira que disse à ela sobre o dia da santa, minha mãe ficou muito feliz e até hoje agradeço a Deus por ter me dado a oportunidade de ter nascido nesse dia e por meu nome ser Bárbara, aqui está uma oração dela: “Ó Santa Bárbara, que sois mais forte que as torres das fortalezas e a violência dos furacões, fazei que os rais não me atinjam e os trovões não me assustem e o troar dos canhões não me abalem a coragem e a bravura. Ficai sempre ao meu lado para que eu possa enfrentar, de cabeça erguida e rosto sereno, todas as tempestades e batalhas de minha vida; para que, vencedor de todas as lutas, com a consciência do dever cumprido, eu possa agradecer a vós, minha protetora, e render graças a Deus, criador do céu, da terra e da natureza; este Deus que tem poder de dominar o furor das tempestade e abrandar a crueldade das guerras. Santa Bárbara rogai por nós. Amém.

    Responder

    Robson Abreu Nogueir Reply:

    Eu Robson Abreu Nogueira ,sou carismático não sou sevo ,sou devoto das mãos ensanguentadas de Jesus de santo estevão nasci no dia 26/12/1977,dia de santo estevão .obrigado irmãos amo santa barbará intercedei por nós pecadores amém!

    Responder

  2. Cella Comentou:

    Tenho uma duvida me ajudem,eu nasci dia nove de junho falaram que minha santa protetora é a Santa Barbára , mas como se ela é do mês 12, tirem essa dúvida bjsssssssssssss…

    Responder

  3. francilene r.o. Comentou:

    eu pesso oraçaes para q.eu conciga sai da dificudade finaceira amo avida e acredito q deus pode tudo

    Responder

  4. Betania Comentou:

    Olá, desde pequena invocava por minha Santa Bárbara, não sei de onde veio isso, e até me perguntava o por que! Minha infancia e adolescencia foi muito atribulada, mas me sentia reconfortada ao invocá-la. Interessante que sobre sua história fui saber agora, neste site, mais ainda lembrei de um sonho em que eu morria fulminada por um raio e me encontrava diante de Deus que me acolhia com amor infinito. Agora penso na coincidencia de invocar toda vida por Santa Barbara sem nem conhecer sua história e sonhar morrer com raios…

    Responder

  5. Fernanda Monteiro Comentou:

    Bom dia, Maria, tudo bem contigo, é só para esclarecer que qualquer oração de Nossa Santa Barbára é bem vinda para nós, basta invocamos o nome de Santa Barbara, que claro que eu tb gostaria de conhecer o outro oração de Nha Santa Barbára, mas até ainda eu não descobri se tem outra oração. ok. beijos

    Responder

  6. Fernanda Monteiro Comentou:

    gostei do seu comentário

    Responder

  7. Fernanda Monteiro Comentou:

    Oi Reni, tudo bem, olha eu acho, que você tem que lêr a história da Nossa Santa Barbara, e segui o teatro de acordo com a história da Nossa Santa, você tem que preparar a peça, que cada alunos decorrem o papel da Barbara e do Pai e do pastaor assim por diante. Ok. beijos

    Responder

  8. Fernanda Monteiro Comentou:

    já li todos os comentários de Nha Santa Barbára, e foi uma admiração dentro de mim, que nós todos acreditamos na nossa Santa Barbára, ainda mesmo se está existindo alguma cristã com dúvida, mas no fundo do coração dessa cristã está sentindo a milagrosa Santa está mexendo do seu coração. É por isso que estou escrevendo esse comentário, que não há nada neste mundo como o próprio Fé Divina, não tenho dúvida nenhuma, e tenho certeza e comprovante, que a nossa Santa Barbára, a sua Luz Divina, está sempre ao nosso redor, em toda ora e momento, basta nós envocamos o nome dela, esteja sempre no nosso lado, na Graça do Nosso Pai do Céu da Terra e do nosso Senhor Jesus Cristo. Por isso eu vou esclarecer um pedido que eu fiz a nossa Santa Barbára, sobre o meu irmão que estava doente no hospital dos Estados Unidos da América, para que ela dá saúde ao meu irmão e que ele voltasse para sua terra Natal, Cabo Verde, agora o meu irmão está na terra dele Cabo Verde com saúde, e outros pedidos que eu tinha feito, a nossa Santa satisfazeu os meus preces é por isso que tenho muita fé na Minha Santa Barbára, Ela é um Luz que me guia no meu caminho, por mais que eu tenho problema no meu dia a dia eu envoco Ela, Minha Santa me dá Luz no meu caminho para que eu resolvi os meus problemas e me sinto mais leve e suave dentro de mim. Agradeço a todos
    que acreditarem na Nossa Santa Barbára, Mulher que foi na sua encarnação, mais forte e poderosa, que lutou contra os seus inimigos, para nossa protecção e defensora de todos os males, na graça de Deus. Por isso que eu estou fazendo um apêlo, mais sei que isso vai servir para aqueles que não tem Fé, na nenhum Santo, que quando não tem fé na nenhum Santo, para não escrever as barbaridades, para respeitar os sentimentos dos outros, se os outros não sentirem nada para os Santos, mas têm outros Cristãs que sentem os sentimento, louvor, carinho e muito amor dentro do seu coração. beijos a todos que tem um carinho pela Nossa Santa.

    Responder

  9. adélia Comentou:

    exatamente, iolanda, sua cor é vermelha, mas no dia 27 de setembro dia de são cosme e são damião ela tb é muito lembrada, afinal é a mãe , odoya

    Responder

  10. iraci de oliveira Comentou:

    A oração que meu pai nos ensinou há muitos anos é esta: Santa Bárbar pequenina foi andando pelo caminho e encontrou com Jesus Cristo e Jesus ??Cristo perguntou: Onde vais Bárbara Virgem! Senhor, vou aos céus abrandar chuvas fortes e trovoadas que lá estão armando. Mandai Senhor para o monte marinho, onde não há galo nem galinha, nem toda Cristandade. Amém. (Há mais de 60 anos)

    Responder

  11. guilherne Comentou:

    santa barbara na minha re e iansã eu a amo sou devoto dela

    Responder

  12. luciene Comentou:

    heheheh tenho a honra de ter nascido no dia de SANTA BARBARA GUERREIRAA
    e mas ainda ter alguns doms dado por ela brigada hoje e sempreee

    Responder

  13. barbara Comentou:

    bom dia meu nome e barbara minha mae me deu no dia em que eu nasci ela e devolta a santa barbara eu adoro meu nome;como adoro santa barbara que ela me proteja de td e de tds.

    Responder

  14. juliana Comentou:

    santa barbora obrigado por me salvar e salvar minha mae e que esteja sempre com migo amem

    Responder

  15. claudia da silva Comentou:

    coloquei o nome da minha filha em homenagen a santa barbara.sou devota desta santa gostaria que me enviassem a oraçao pra mim.fiquem com deus

    Responder

  16. Mauro Carvalho Comentou:

    Janio Saraiva, meu caríssimo irmão em Cristo Jesus.

    Sobre as cruzadas e o trinunal da inquisição, muito se fala mas poucos se preocupam em recorrer as verdades históricas. Cabe aqui reforçar a afirmativa de que a Igreja é Santa e não erra jamais, por isso é Indestrutível. É fato que muitas decisões equivocadas dos homens tentaram responder por Ela, erros foram cometidos, mas mesmo assim por sermos auxíliados de imediato pela ação do Espírito Santo, somos imediatamente recompostos e colocados no devido caminho a ser seguido.

    “O meu Reino não é deste mundo. Se o meu Reino fosse deste mundo, os meus súditos certamente teriam pelejado para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu Reino não é deste mundo.”
    João 18:36

    Meu caro irmão, tentamos impor a Mensagem de Salvação pela força da espada, mas essa mesma Mensagem não pode ser imposta mesmo que a rudeza e a indiferença dos homens se façam presentes e queiram até nos dominar. É preciso que o coração e a mente humana tenha a devida compreenssão da dimensão das palavras do nosso Rei Jesus.

    Erros e acertos serão cometidos por todos nós até o Fim dos Tempos

    +++
    Paz e Bem

    Responder

  17. bruna Comentou:

    santa barbara mim de muita saude pra mim e minha filha e toda minha familia amem e que nos cubra de bençoes hoje e sempre..amem

    Responder

  18. @shalimarcarla Comentou:

    História da Santa Bárbara: http://t.co/HXcEqtjz

    Responder

  19. Bárbara Caroline Comentou:

    Olá meu nome é Bárbara. Quando eu tinha 5 anos de idade fui atropelada por um caminhão de refrigerantes “COROA” minha mãe ficou dessisperada,mais não aconteceu nada comigo. Sai sem nenhum arranhão. Minha mãe disse que depois que eu fui ao médico,mesmo sem nenhum arranhão, quando já estava em casa, minha mãe disse que a Santa Bárbara apareceu para ela, e ela disse também que a santa era linda muito linda mesmo! Porém ela apareceu toda machucada, com ferimentos horrorosos na pele! Minha mãe contou que a santa Bárbara perguntou a minha mãe, se minha mãe a conhecia. Minha mãe disse que não. A santa Barbara respondeu. E disse quem ela era, E disse também que ela estava toda sangrando e machucada porque ela entrou na frente do caminhão pra me salvar. Que primeiro foi Deus,depois ela. Bom eu acredito, porque minha mãe disse, e não estava sonhando, e sim bem acordada! Gostaria de saber se isso é possível mesmo de acontecer. Obrigada!

    Responder

    Rayhanne Reply:

    Emocionante!! Ela faz isso e muito mais.basta crer!!!

    Responder

  20. marlene bastos gomes Comentou:

    eu sou de vota de santa barbra

    Responder

  21. Matheus Comentou:

    Bom Dia. Faço parte da comunidade Santa Bárbara e estou precisando de uma música para homenageá-la, alguém tem alguma sugestão. Está chegando o dia da Padroeira e queremos fazer uma festa bem bonita. Desde já agradeço.

    Responder

  22. katia Comentou:

    olá!!ganhei uma imagem de santa barbara e gostaria de saber como preparo a imagem?

    Responder

  23. Rayhanne Comentou:

    Minha mãe Iansã,poucas são as palavras para te agradecer,por essa benção recebida hoje.Eis aqui tua filha muito agradecida.
    Obrigada Deus,Obrigada minha Mãe!!!!

    Responder

Deixe um comentário

Tema modificado por Carioca no Cerrado