Por Misael.

Imagem da Nossa Senhora da Conceição O rio Paraíba, que nasce em São Paulo e deságua no litoral fluminense, era limpo e piscoso em 1717, quando os pescadores Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves resgataram a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida de suas águas. Encarregados de garantir o almoço do conde de Assumar, então governador da província de São Paulo, que visitava a Vila de Guaratinguetá, eles subiam o rio e lançavam as redes sem muito sucesso próximo ao porto de Itaguaçu, até que recolheram o corpo da imagem. Na segunda tentativa, trouxeram a cabeça e, a partir desse momento, os peixes pareciam brotar ao redor do barco.

Durante 15 anos, Pedroso ficou com a imagem em sua casa, onde recebia várias pessoas para rezas e novenas. Mais tarde, a família construiu um oratório para a imagem, até que em 1735, o vigário de Guaratinguetá erigiu uma capela no alto do Morro dos Coqueiros. Como o número de fiéis fosse cada vez maior, teve início em 1834 a construção da chamada Basílica Velha. O ano de 1928 marcou a passagem do povoado nascido ao redor do Morro dos Coqueiros a município e, um ano depois, o papa Pio XI proclamava a santa como Rainha do Brasil e sua padroeira oficial.

A necessidade de um local maior para os romeiros era inevitável e em 1955 teve início a construção da Basílica Nova, que em tamanho só perde para a de São Pedro, no Vaticano. O arquiteto Benedito Calixto idealizou um edifício em forma de cruz grega, com 173m de comprimento por 168m de largura; as naves com 40m e a cúpula com 70m de altura, capaz de abrigar 45 mil pessoas. Os 272 mil metros quadrados de estacionamento comportam 4 mil ônibus e 6 mil carros. Tudo isso para atender cerca de 7 milhões de romeiros por ano.

  • Sincretismo da Nossa Senhora Aparecida: Oxum
  • Devoção da Nossa Senhora Aparecida: Padroeira do Brasil.
  • Data Comemorativa: 12 de Outubro.

 

 

16 Comentários para “História da Nossa Senhora da Conceição”

  1. Ana Lourenço Comentou:

    Porque existem duas N.Sras com a mesma historia? Aparecida e Conceição?
    grata

    Responder

  2. neli Comentou:

    Boa tarde! faço da pergunta da Ana lourenço à minha, e espero resposta.
    obrigada.

    Responder

    Luana Reply:

    Bem é fácil.O nome que ai está escrito é Nossa senhora da conceição’aparecida’
    então quer dizer que os dois nomes são da mesma história.Ou seja o nome de nossa santa seria completo como Nossa senhora da conceição aparecida,mas nós só chamamos de nossa senhora de aparecida.

    Responder

  3. Val Rubens Comentou:

    OLÁ ANA E NELI, sou cristão católico, moro em Salvador/Ba e respeito muito as doutrinas das igrejas não católicas fundadas na idade média que preferem, até hoje, julgar e condenar ao invés de simplesmente respeitar. Doutrinas não salvarão ninguém, apenas a palavra de Cristo praticada com amor ao próximo.
    Pois bem, a Bem Aventurada Santa Maria, escolhida pelo próprio Deus para ser a mãe de seu filho Jesus Cristo (Deus na forma humana), que é nosso salvador. Ela é chamada carinhosamente de nossa senhora porque o próprio Jesus (Deus Filho),ainda na cruz, nos deixou como filhos de Maria e a deixou como nossa mãe (lembrem do que Ele disse à Maria sua mãe e a João?) Basta entender ou aceitar que João naquele episódio representou toda a humanidade. E, se aceitamos ser irmãos em Cristo, porque não podemos aceitar Maria como nossa mãe? Lembrem também que Jesus é Deus Filho e nos fez legítimos irmãos. Voltando à pergunta…
    Então, esse título de Senhora da Conceição (concepção) confirma que a Nossa Senhora é a mesma. Conceição Aparecida refere-se ao achado ou aparecimento daquela imagem naquela região. Espero ter ajudado a tirar a dúvida. Recomendo estudo sobre as aparições de Nossa Senhora em Fátima, em Guadalupe e em Lourdes. Recomendo também um estudo interessante sobre a dormição de Maria que segundo os próprios apóstolos foi assunta ao céu. Lembrem que acreditar em episódios acontecidos naquela época que não estejam registrados na Bíblia Sagrada não é pecado algum, pois, se a Biblia não relata muitas histórias com mulheres era porque para a sociedade daquela época a mulher não tinha tanta importância. Eu falei para a sociedade e não para Deus. Que Deus as abençoe e as proteja sempre. Um grande abraço!
    SER CATÓLICO APOSTÓLICO NÃO É PECADO.

    Responder

    Marly siriani kalil Reply:

    Muito boa e clara sua explicação. Achei importante esclarecer o nome Conceição( concepção, fruto…), muitas pessoas não sabem porque Nossa Senhora tem o nome “Conceição” . Continue colaborando.Obrigada
    Marly

    Responder

  4. Melquiades cuelhar silva Comentou:

    Paz e bençãos para o brasil e para o mundo inteiro.

    Responder

  5. eliane Comentou:

    Abença Minha Nossa Senhora Imaculada Conceição.
    Concedei-me a graça de comprar minha casa em um lugar indicado por vós. Assim tenho plena certeza que serei feliz nessa nova morada iluminada e escolhida por vós.Ajuda-me a construir uma familia feliz, unida e amorosa uns com os outros. Que aquela alegria , paz e amor que resplandeceu na casa de Jesus e Maria Santíssima seja essa mesma paz, alegria , harmonia e saude que resplandeça também em minha casa. Pois tenho a honra de compartilhar minha vitoria e satisfação junto ao coração da sagrada familia de Jesus que o nosso salvador e liberdador. Nossa senhora dai-me saude e inteligencia. ajuda-me a concluir também os meus estudos. ajuda-me nas provas. ajuda-me a ser também feliz e parar de tanto reclamar sozinha da vida, achando que deveria ser assim, que poderia ser de outro jeito, e muitas vezes cair numa imensa duvida frente a realidade. Por isso entrego-me a Jesus e a Maria santíssima para iluminar os meus caminhos e aplumar os meus passos e orientar-me nas tomadas de cada decisões que deverei enfrentá-las de um modo firme, segura e sem vacilar.Nossa Senhora e o Sagrado Coração de Jesus eu confio em vós. Aguardo brevimente ser atendida minhas graças pois que é de muita necessidade.
    abraços Meus Senhor e Meu Deus e o sagrado coração de Maria Santíssima Imaculada Conceição.

    Responder

  6. Cisâo San Comentou:

    Ola, mãe é uma só.
    A de Jesus é Maria. No começo do cristianismo se propagou a Imagem de Nossa Senhora da Conceição Imaculada. Nossa Senhora é uma expressão do idioma português. Conceição que dizer concepção, ou seja, o momento em que o espermatozóide fecunda o óvulo. Imaculada, no caso sem pecado, fecundada peal ação do Espiro Santo.
    São varias as aparições de Nossa Senhora, onde tem seu nome associado ao local onde isto ocorreu. Não é o caso de Aparecida, onde a imagem recebeu um nome e posteriormente, com a emancipação, a cidade recebeu o mesmo nome.

    Responder

  7. Bruno Comentou:

    Nao existem 2 Nossas Senhoras com msm nome…
    Existe Nossa Senhora da Conceição que é Maria homenageada como santa na concepção de Jesus, pois ela foi privada de td pecado por Deus.
    E Nossa Senhora da Conceição Aparecida, eh pq os pescadores acharam no rio uma imagem de nossa senhora da conceiçao preta e com a cabeça quebrada, assim como ela apareceu… Nomearam Maria com mais esse titulo.
    Mas tds os titulos referem-se a uma msm mulher. Nossa Senhora, Nossa Mae, aquela que esta sempre rogando por nos.

    Responder

  8. Izildo de sa Comentou:

    Muito esclarecedor Val Rubens. parabens.

    Responder

  9. izaltina Comentou:

    obrigado mãe querida pelas graças recibidas, em teu nome glorifico ao senhor..

    Responder

  10. eraldo Comentou:

    eu ja sou de voto de nossa senhora da conceição que deus abençoi atodos, todo ano eu faço a festa de da minha padoeira em surubim pernambuco

    Responder

  11. Cinthia Conceiçào Comentou:

    Nasci no Dia 08/12 dia q se comemora N.Sra da Conceiçào Pq usam tdm o dia 12/10 como o dia dela???? Gostaria de entender mais sobre isso pois sou devota dela .Grata.
    Cinthia Conceiçào

    Responder

  12. RAFAEL Comentou:

    gostaria de saber ja que n.s. conceição e n.s. aparecida são as mesmas pessoas porque as imagens são diferentes????

    Responder

  13. Marcos Maurício Mendes Lima Comentou:

    No livro do mineiro Augusto de Lima Junior: “As Capitanias de Minas Gerais” (editaddo em 1965), relata que em 1775, havia em Minas Gerais, dezesseis capelas em devoção à “Nossa Senhora da Imaculada Conceição”. A relação das cidades é a seguinte:Guarapiranga,Conceição do Mato Dentro,Congonhas do Campo,Sabará,Antônio Dias,Aiuruoca,Carrancas,Prados(onde está enterrada em seu interior a 3 ª Ilhoa Helena Maria de Jesus Correia),Carijós,Catas-Altas,Raposos,Antônio Pereira,Pouso Alto,Rio das Pedras e Camargos.Uma grande devota de Nossa Senhora em Minas, foi a beata Francisca Paula de Jesus Isabel(Nhá Chica/1810-1895).Era natural de Baependi. Durante 30 anos de sua vida, reuniu doações para construir uma Capela em devoção a Nossa Senhora da Conceição. Foi sepultada no interior desta capela em 18 de julho de 1895. Como já dizia o Padre Frei Jacinto:”A maior herança que legamos dos portugueses, foi o amor à mãe de Deus.Nossa Senhora da Conceição veio ao Brasil trazida no coração dos missionários. Os aborígenesaprenderam a rezar e amar a Santíssima Virgem, com o santo Padre Anchieta;o notável debravador de almas,que nas alvas praias do Brasil escreveu lições de infinito amor no seu poema à Virgem Maria. O meu antigo descendente portugues: Pedro Rodrigues Arvellos, vindo da região de Sezimbre,por volta de 1720, adquiriu Sesmarias na região mineira de Ritápolis(Campo das Vertentes).Pedro mandou construir uma Capela em devoção a Nossa Sra. da Glória(o nome de sua fazenda).Com o tempo,esta capela frágil, tendeu ao desaparecimento.Mas seus descendentes mantiveram a fé, posteriormente foram erguidas na região outras capelas, e a devoção a Nossa Senhora prevaleceu até os nossos dias…

    Responder

  14. elizete de LMEIDA TAVARES Comentou:

    Quando era pequena,frequentava com meu pai várias denominações religiosas,meus pais eram separados e eu sempre os acompanhava.Meu pai não tinha religião definida e minha mãe sempre visitava Centros Espíritas .Por muitos anos frequentei,várias denominações evangélicas com me pai .Nas minhas férias sempre acompanhava minha mãe ao Centro,onde ela participar de algumas atividades religiosas.Sempre respeitei todas as religiões,confesso que aprendi muito.Quando eu estava com catorze anos,fui com minha madrasta ,conhecer Aparecida do Norte,foi a primeira vez que tive contato com a imagem de Nossa Senhora,fiquei impressionada com o tanto de pessoas que iam visitar a Catedral.Fiquei por muitos anos frequentado várias denominações evangélica,mais a imagem de NOSSA SENHORA,não saia da minha mente.
    Acerca de cinco anos ganhei uma imagem e acabei dando de presente;fiquei surpresa quando minha filha após mudar de apartamento,achou uma imagem pequena e um terço.No ano passado,ganhei de presente uma imagem de Nossa Senhora esculpida em azulejo.Talvez eu não tenha explicação, em relação a imagem de Nossa Senhora,está sempre ligada a minha vida.Só sei que amo essa mãe.com toda a força do meu coração,ainda não tenho uma religião definida,mais tenho grande carinho e devoção,por NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA.

    Responder

Deixe um comentário

Tema modificado por Carioca no Cerrado