Por Misael.

Imagem da Nossa Senhora da Conceição O rio Paraíba, que nasce em São Paulo e deságua no litoral fluminense, era limpo e piscoso em 1717, quando os pescadores Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves resgataram a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida de suas águas. Encarregados de garantir o almoço do conde de Assumar, então governador da província de São Paulo, que visitava a Vila de Guaratinguetá, eles subiam o rio e lançavam as redes sem muito sucesso próximo ao porto de Itaguaçu, até que recolheram o corpo da imagem. Na segunda tentativa, trouxeram a cabeça e, a partir desse momento, os peixes pareciam brotar ao redor do barco.

Durante 15 anos, Pedroso ficou com a imagem em sua casa, onde recebia várias pessoas para rezas e novenas. Mais tarde, a família construiu um oratório para a imagem, até que em 1735, o vigário de Guaratinguetá erigiu uma capela no alto do Morro dos Coqueiros. Como o número de fiéis fosse cada vez maior, teve início em 1834 a construção da chamada Basílica Velha. O ano de 1928 marcou a passagem do povoado nascido ao redor do Morro dos Coqueiros a município e, um ano depois, o papa Pio XI proclamava a santa como Rainha do Brasil e sua padroeira oficial.

A necessidade de um local maior para os romeiros era inevitável e em 1955 teve início a construção da Basílica Nova, que em tamanho só perde para a de São Pedro, no Vaticano. O arquiteto Benedito Calixto idealizou um edifício em forma de cruz grega, com 173m de comprimento por 168m de largura; as naves com 40m e a cúpula com 70m de altura, capaz de abrigar 45 mil pessoas. Os 272 mil metros quadrados de estacionamento comportam 4 mil ônibus e 6 mil carros. Tudo isso para atender cerca de 7 milhões de romeiros por ano.

  • Sincretismo da Nossa Senhora Aparecida: Oxum
  • Devoção da Nossa Senhora Aparecida: Padroeira do Brasil.
  • Data Comemorativa: 12 de Outubro.

 

 

14 Comentários para “História da Nossa Senhora da Conceição”

  1. Ana Lourenço Comentou:

    Porque existem duas N.Sras com a mesma historia? Aparecida e Conceição?
    grata

    Responder

  2. neli Comentou:

    Boa tarde! faço da pergunta da Ana lourenço à minha, e espero resposta.
    obrigada.

    Responder

    Luana Reply:

    Bem é fácil.O nome que ai está escrito é Nossa senhora da conceição’aparecida’
    então quer dizer que os dois nomes são da mesma história.Ou seja o nome de nossa santa seria completo como Nossa senhora da conceição aparecida,mas nós só chamamos de nossa senhora de aparecida.

    Responder

  3. Val Rubens Comentou:

    OLÁ ANA E NELI, sou cristão católico, moro em Salvador/Ba e respeito muito as doutrinas das igrejas não católicas fundadas na idade média que preferem, até hoje, julgar e condenar ao invés de simplesmente respeitar. Doutrinas não salvarão ninguém, apenas a palavra de Cristo praticada com amor ao próximo.
    Pois bem, a Bem Aventurada Santa Maria, escolhida pelo próprio Deus para ser a mãe de seu filho Jesus Cristo (Deus na forma humana), que é nosso salvador. Ela é chamada carinhosamente de nossa senhora porque o próprio Jesus (Deus Filho),ainda na cruz, nos deixou como filhos de Maria e a deixou como nossa mãe (lembrem do que Ele disse à Maria sua mãe e a João?) Basta entender ou aceitar que João naquele episódio representou toda a humanidade. E, se aceitamos ser irmãos em Cristo, porque não podemos aceitar Maria como nossa mãe? Lembrem também que Jesus é Deus Filho e nos fez legítimos irmãos. Voltando à pergunta…
    Então, esse título de Senhora da Conceição (concepção) confirma que a Nossa Senhora é a mesma. Conceição Aparecida refere-se ao achado ou aparecimento daquela imagem naquela região. Espero ter ajudado a tirar a dúvida. Recomendo estudo sobre as aparições de Nossa Senhora em Fátima, em Guadalupe e em Lourdes. Recomendo também um estudo interessante sobre a dormição de Maria que segundo os próprios apóstolos foi assunta ao céu. Lembrem que acreditar em episódios acontecidos naquela época que não estejam registrados na Bíblia Sagrada não é pecado algum, pois, se a Biblia não relata muitas histórias com mulheres era porque para a sociedade daquela época a mulher não tinha tanta importância. Eu falei para a sociedade e não para Deus. Que Deus as abençoe e as proteja sempre. Um grande abraço!
    SER CATÓLICO APOSTÓLICO NÃO É PECADO.

    Responder

  4. Melquiades cuelhar silva Comentou:

    Paz e bençãos para o brasil e para o mundo inteiro.

    Responder

  5. eliane Comentou:

    Abença Minha Nossa Senhora Imaculada Conceição.
    Concedei-me a graça de comprar minha casa em um lugar indicado por vós. Assim tenho plena certeza que serei feliz nessa nova morada iluminada e escolhida por vós.Ajuda-me a construir uma familia feliz, unida e amorosa uns com os outros. Que aquela alegria , paz e amor que resplandeceu na casa de Jesus e Maria Santíssima seja essa mesma paz, alegria , harmonia e saude que resplandeça também em minha casa. Pois tenho a honra de compartilhar minha vitoria e satisfação junto ao coração da sagrada familia de Jesus que o nosso salvador e liberdador. Nossa senhora dai-me saude e inteligencia. ajuda-me a concluir também os meus estudos. ajuda-me nas provas. ajuda-me a ser também feliz e parar de tanto reclamar sozinha da vida, achando que deveria ser assim, que poderia ser de outro jeito, e muitas vezes cair numa imensa duvida frente a realidade. Por isso entrego-me a Jesus e a Maria santíssima para iluminar os meus caminhos e aplumar os meus passos e orientar-me nas tomadas de cada decisões que deverei enfrentá-las de um modo firme, segura e sem vacilar.Nossa Senhora e o Sagrado Coração de Jesus eu confio em vós. Aguardo brevimente ser atendida minhas graças pois que é de muita necessidade.
    abraços Meus Senhor e Meu Deus e o sagrado coração de Maria Santíssima Imaculada Conceição.

    Responder

  6. Cisâo San Comentou:

    Ola, mãe é uma só.
    A de Jesus é Maria. No começo do cristianismo se propagou a Imagem de Nossa Senhora da Conceição Imaculada. Nossa Senhora é uma expressão do idioma português. Conceição que dizer concepção, ou seja, o momento em que o espermatozóide fecunda o óvulo. Imaculada, no caso sem pecado, fecundada peal ação do Espiro Santo.
    São varias as aparições de Nossa Senhora, onde tem seu nome associado ao local onde isto ocorreu. Não é o caso de Aparecida, onde a imagem recebeu um nome e posteriormente, com a emancipação, a cidade recebeu o mesmo nome.

    Responder

  7. Bruno Comentou:

    Nao existem 2 Nossas Senhoras com msm nome…
    Existe Nossa Senhora da Conceição que é Maria homenageada como santa na concepção de Jesus, pois ela foi privada de td pecado por Deus.
    E Nossa Senhora da Conceição Aparecida, eh pq os pescadores acharam no rio uma imagem de nossa senhora da conceiçao preta e com a cabeça quebrada, assim como ela apareceu… Nomearam Maria com mais esse titulo.
    Mas tds os titulos referem-se a uma msm mulher. Nossa Senhora, Nossa Mae, aquela que esta sempre rogando por nos.

    Responder

  8. Izildo de sa Comentou:

    Muito esclarecedor Val Rubens. parabens.

    Responder

  9. izaltina Comentou:

    obrigado mãe querida pelas graças recibidas, em teu nome glorifico ao senhor..

    Responder

  10. eraldo Comentou:

    eu ja sou de voto de nossa senhora da conceição que deus abençoi atodos, todo ano eu faço a festa de da minha padoeira em surubim pernambuco

    Responder

  11. Cinthia Conceiçào Comentou:

    Nasci no Dia 08/12 dia q se comemora N.Sra da Conceiçào Pq usam tdm o dia 12/10 como o dia dela???? Gostaria de entender mais sobre isso pois sou devota dela .Grata.
    Cinthia Conceiçào

    Responder

  12. RAFAEL Comentou:

    gostaria de saber ja que n.s. conceição e n.s. aparecida são as mesmas pessoas porque as imagens são diferentes????

    Responder

  13. Marcos Maurício Mendes Lima Comentou:

    No livro do mineiro Augusto de Lima Junior: “As Capitanias de Minas Gerais” (editaddo em 1965), relata que em 1775, havia em Minas Gerais, dezesseis capelas em devoção à “Nossa Senhora da Imaculada Conceição”. A relação das cidades é a seguinte:Guarapiranga,Conceição do Mato Dentro,Congonhas do Campo,Sabará,Antônio Dias,Aiuruoca,Carrancas,Prados(onde está enterrada em seu interior a 3 ª Ilhoa Helena Maria de Jesus Correia),Carijós,Catas-Altas,Raposos,Antônio Pereira,Pouso Alto,Rio das Pedras e Camargos.Uma grande devota de Nossa Senhora em Minas, foi a beata Francisca Paula de Jesus Isabel(Nhá Chica/1810-1895).Era natural de Baependi. Durante 30 anos de sua vida, reuniu doações para construir uma Capela em devoção a Nossa Senhora da Conceição. Foi sepultada no interior desta capela em 18 de julho de 1895. Como já dizia o Padre Frei Jacinto:”A maior herança que legamos dos portugueses, foi o amor à mãe de Deus.Nossa Senhora da Conceição veio ao Brasil trazida no coração dos missionários. Os aborígenesaprenderam a rezar e amar a Santíssima Virgem, com o santo Padre Anchieta;o notável debravador de almas,que nas alvas praias do Brasil escreveu lições de infinito amor no seu poema à Virgem Maria. O meu antigo descendente portugues: Pedro Rodrigues Arvellos, vindo da região de Sezimbre,por volta de 1720, adquiriu Sesmarias na região mineira de Ritápolis(Campo das Vertentes).Pedro mandou construir uma Capela em devoção a Nossa Sra. da Glória(o nome de sua fazenda).Com o tempo,esta capela frágil, tendeu ao desaparecimento.Mas seus descendentes mantiveram a fé, posteriormente foram erguidas na região outras capelas, e a devoção a Nossa Senhora prevaleceu até os nossos dias…

    Responder

Deixe um comentário

Tema modificado por Carioca no Cerrado