Por Misael.

Imagem de Irmã DulceIrmã Dulce nasceu em Salvador, no dia 26 de maio de 1914. Seu nome de batismo é Maria Rita Lopes Pontes, filha de Augusto Lopes Pontes e Dulce Maria de Souza Brito Lopes Pontes. Quando criança rezava muito e pedia sinais a Santo Antônio se deveria seguir a vida religiosa.

Em 1927, Ela se manifesta, pela primeira vez, a vontade de entrar para o convento. Desde os treze anos ajudando mendigos, enfermos e desvalidos. Até que aos 18 anos seu pai aceitou a idéia de sua filha tornar-se freira.

Em 1932, recebe o diploma de professora, pela Escola Normal da Bahia. Um ano mais tarde ingressa na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição das Mães de Deus, do Convento de São Cristóvão, em Sergipe.

Em 15 de agosto de 1934, faz os votos de profissão de fé religiosa. Em homenagem a sua mãe recebe o nome de Irmã Dulce. Após tornar-se freira, é enviada novamente a Salvador, para trabalhar como enfermeira voluntária no Sanatório Espanhol por 3 meses.

Irmã Dulce abrigava as pessoas doentes em casas arrombadas, ela também transformou o galinheiro de um convento num albergue para pobres.

A Associação Obras Sociais Irmã Dulce foi fundada em 26 de maio de 1959, e instalada em 15 de agosto de 1959, data em que a Irmã Dulce recebeu o estatuto de fundação, de caráter filantrópico, e elaborado pelo seu pai.

Em 1980, Irmã Dulce tem o seu primeiro encontro com o Papa João Paulo II. Fundou o Círculo Operário da Bahia, que além de escola de ofícios, proporcionava atividades culturais e recreativas. Quase não comia e não dormia. Os sacrifícios resultavam felicidade. Queria morrer junto aos pobres.

Faleceu em 13 de março de 1992, aos 77 anos, no Convento Santo Antônio, depois de passar 16 meses internada. Desde então a sua obra passou a ser dirigida pela sua sobrinha, Maria Rita Lopes Pontes.

  • Sincretismo de Irmã Dulce: Não há
  • Devoção de Irmã Dulce: Culto popular.
  • Data Comemorativa: 13 de Agosto

 

 

75 Comentários para “História de Irmã Dulce”

  1. anderson Comentou:

    ela e uma santa .gostava dos pobres eu sou de um coral chamado irmaozinhos de assis e nos cantamos uma musica dela muito bonita

    Responder

  2. maria flor Comentou:

    fiz um pedido a irmã dulce a 5 anos atraz
    para minha prima q estava com cancer.
    e desenganada pelos médicos.
    pois teria só mais 3 meses,de vida.
    Mais com sua graça este milagre,foi concedido ,
    e hj ela se encontra completamente curada.
    E os médico dizem q ñ foi a medicina foi um milagre.

    Responder

  3. VERA LUCIA Comentou:

    NOSSA FICO ENCANTADA COM A FÉ DE IRMÃ DULCE,PELAS CARIDADES QUE ELA FEZ,PELA VIDA QUE ELA VIVEU ,EM AMOR A DEUS COMPRINDO SUA VONTADA,PESSO A INTERCEÇÃO DELA NA VIDA DO MEU FILHO QUE SE ENVOLVEU COM DROGAS E ANDA EM MÁS COMPANHIAS JHONES HENRIQUE ,QUE ELA INTERCEDA JUNTO A DEUS POR NÓS AMÉM.

    Responder

  4. uma pessoa Comentou:

    eu acho q ela n devia virar santa agora quem sabe se ela deveria é Deus e mais ninguem

    Responder

  5. Marly Comentou:

    Sou seguidora e fiel a irmã Dulce, ela já me provou que olha por seus devotos,
    dou meu testemunho de coisas importantíssimas e sérias da minha vida que consegui resolver graças a existência dela.Obrigada irmã Dulce e esteja em paz.

    Responder

  6. Fabiana Alves Comentou:

    nunca a vi mais meu professor falou dela na escola por isso estou nesse site Ameei ela e gosteei do seeu ato ;*

    Responder

  7. Andressa Comentou:

    eu gostei mt da histótia da irmã dulce,ela ajudava mt gente,ela era mt amorosa,atenciosa,etc..
    em fim eu gosto mt da irmã dulce!
    obg.
    irmã dulce!

    Responder

  8. MARIA IVETE CAVALCANTE BRASIL Comentou:

    eu admiro muito essa mulher, ela é pra me uma lição de humildade e amor ao próximo,se todos fizessem um de caridade o mundo estaria bem melhor.ela é realmente a bondade e simplicidade em pessoa.

    Responder

  9. MARCIO Comentou:

    EU SOU SEGUIDOR DA IRMÃ DULCE, SEMPRE QUE REZO JUNTO A JESUS ELA ME CONCEDE UM MILAGRE, NESSE MOMENTO ESTOU PRECISANDO DE MAIS UMA CURAR, É MINHA IRMÃ QUE ESTAR MUITO PRECISANDO. EU SEI QUE VAI OUVIR MINHA PREZES.

    Responder

  10. Iasmym Comentou:

    Foi incrível o trabalho de irmã Dulce e muito lindo S2 Amei de paixão

    Responder

  11. gabriela Comentou:

    sabe me ajudou muinto na escola eu aprendi mais sobre a irmã dulce muinto obrigada a todos

    Responder

  12. maria julia Comentou:

    eu estou espantada em ver o que uma pessoa só pode fazer por todos os pobres estou adimirada e emprecionada nunca avia visto isso.eu te dou os parabens irmã dulce voce consegui me adimirar eu adorooooo vc e que vc me ilumine em quelquer lugar q eu for.mas nao ilumine só eu ilumine todos que deixou um comentario…

    Responder

  13. maria julia Comentou:

    eu concordo com vc . vc tem toda a razao do mundo pra dizer iso e eu assino em baixo

    Responder

  14. Padre Alberto Comentou:

    gostei muito do que nse fala sobre Ir. Dulce, mas gostaria de corrigir uma coisa a data em que comemoramos a bem-aventurada Dulce dos Pobres é 13 de agosto e não 13 de março. Por favor, mude para que outros que não sabem possam agora saber. O 13 de março foi o dia de sua morte, mas sendo esta data na quaresma, a Santa Sé não quis colocar esta data como aquela que comemoraremos o exemplo da beata Dulce. E assim foi decidido colocar este dia 13 de agosto, justamente, porque, é próximo ao dia 15 de agosto, que é o dia em que ela recebe o nome religioso de ir. Dulce. qualquer dúvida estou a disposição, já que como padre e capelão das Obras sociais ir. Dulce no periodo do seu processo de beatificação pude conhecer e acompanhar todas estas situações. Agora sou Reitor da Igreja Santuário da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, onde está enterrado o corpo de ir.Dulce. quero já convidar vocês para participar do nosso novenário em preparação para a festa de ir. Dulce, ele será iniciado 04 de agosto até o dia 12.

    Pe. Alberto Montealegre

    Responder

    Misael Reply:

    Obrigado, Pe. Alberto Montealegre! As informações foram corrigidas.

    Responder

  15. Dulci Comentou:

    Assim como Elza disse, Irma Dulce tambem me inspira! Amar incondicional a um pobre e desconhecido doente, lutar para conferir a ele um pouco de dignidade humana é sem dúvida o mais nobre gesto de amor ao proximo…Para mim, Irma Dulce foi e sempre será um anjo iluminado, que por um tempo nos deu a graça de sua presença !
    Meu amor e respeito sempre Santinha

    Responder

    camila Reply:

    como e o seu nome verdadeiro mesmo

    Responder

  16. maria da cruz Comentou:

    Agradeço a irmã dulce graça alcançada cura do meu sobrinho Afonço.

    Responder

  17. Rute Neide Silva Tripiciano Comentou:

    Agradeço a Deus por ter te conhecido um dia e ter apertado a tua mão santa, voce irmã Dulce é um espirito de Luz, es um anjo, sempre que falo de ti me emociono, es um exemplo de amor, de caridade, humildade e tantas outras coisas boas, um dia ainda irei te encontrar e apertar outra vez suas mãos santa, te peço minha amiga de Luz olhe por meu filho Gustavo que está aí nessa sua morada.
    te amo

    Responder

  18. MARIA Comentou:

    eu venho pedir para a Irmâ Dulce me ajudar a proteger meu irmão Marcos rogerio de violencias, maldades…eu rezarei o terco todos os dias, levarei lanches aos mendigos em agradecimento.

    Responder

  19. maria jose de souza silva Comentou:

    Peço AO NOSSO JESUS pelos méritos da nossa amada irmã DULCE que liberte a minha filha E

    Responder

  20. laura tallyta Comentou:

    e muito triste a estoria dela, ela era muito batalhadoro !!!! Mas ela ta com o nosso pai q é o jesus

    Responder

  21. Jaidey Comentou:

    Peço a graça do meu filho passar no concurso, ou ser chamado para estágio na Unimed.

    Amém.

    Responder

  22. erika miranda Comentou:

    essa historia é muito importante e um ensina uma lição a todos!!!!

    Responder

  23. juquinha neto Comentou:

    Querida irmã Dulce peço que interceda junto ao meu senhor Jesus para que ele me conceda a graça para que Maisa Barbosa me ame muito e de coração e que nós sejamos felizes na vida conjugal e sexual sem limite e sem medo de ser feliz. e que nada e ninguém possa atrapalhar o nosso futuro e o nosso casamento.
    obrigado senhora..
    AMÉM!!!!!!!!!!!!!!!

    Responder

Deixe um comentário

Tema modificado por Carioca no Cerrado